Projeto de Desenvolvimento Sustentável com foco em Internacionalização da POLI/UPE - ARI@POLI

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pedro Fernando do Nascimento Paim de Mattos
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Ruben Carlo Benante
Maria Gabryella Brandão Beltrão

Resumo

Este trabalho apresenta resultados do projeto homônimo subsidiado por Bolsa no Edital PDTE 2020 da CSEC/POLI. Por meio desse projeto, inicialmente focado em aperfeiçoar e dar continuidade a projeto de extensão anterior, o Projeto Padrinhos Internacional (KOHLMAN RABBANI et al., 2020), voltou-se, devido a pandemia, ao aperfeiçoamento das atividades extensivas em internacionalização, lideradas pela Assessoria de Relações Internacionais da Escola Politécnica de Pernambuco (ARI@POLI), através da inovação aplicada. Por meio de Metodologia adaptada a partir do Design Thinking (VIANNA et al., 2012; BROWN, 2008; e outros), imergiu-se com pesquisa exploratória, pesquisa DESK, e entrevistas sobre o contexto de desenvolvimento das ações extensivas, identificando-se na gestão de conhecimento da ARI@POLI demanda principal na busca de otimização dessas ações. Em seguida, formulou-se, por uso de organogramas, fluxogramas, e mapas conceituais, análise sobre o meio organizacional de modo a ilustrar e clarificar processos e procedimentos de que observou-se a necessidade de uniformização e definição de métodos, processos e procedimentos que orientam as ações vigentes, e de incorporação de elementos humanos e subjetivos nas análises e subsequentes definições de ações pela ARI@POLI. A partir desses insights, ideou-se soluções possíveis e, através de protótipos e metodologias (ágeis e de inovação), construiu-se proposições para agilização de processos e procedimentos, e para a reformulação do Manual de uso da ARI@POLI (KOHLMAN RABBANI et al., 2020). Por fim, sintetizou-se esses aprendizados e metodologias sob a forma de tutoriais a serem transmitidos à equipe coordenadora da ARI@POLI dessarte esclarecendo-a, e, por meio de referencial concreto, empoderando-a com soluções e métodos que possibilitam o fomento de seu mindset e aparato criativo, capacitando e contribuindo ao seu aprendizado organizacional, a sua autogestão e, portanto, à continuidade de suas ações a longo prazo. Esses aprendizados e soluções também puderam basear o desenvolvimento de projeto de Fluxo Contínuo, submetido a Edital de Extensão 02/2020 da PROEC, em que outras propostas de soluções podem ser efetivadas em ações diretas das quais cita-se: aprimoramento de escopo de formulários de acompanhamento de intercâmbios, formulação de Cartilha de orientações para estudantes internacionais, e reengenharia de registros de processos e procedimentos. Identificando-se questões e demandas, e promovendo, através da otimização organizacional da ARI@POLI, soluções para maior eficácia e efetividade de ações extensivas, indica-se o potencial e a aplicabilidade da inovação na formulação de soluções sustentáveis de longo prazo à realidade local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani, Universidade de Pernambuco

Possui pós-doutorado em Engenharia Civil pela Universidade do Minho em cooperação com Israel Institute of Technology - TECHNION (2012), doutorado em Engenharia Civil pela University of Pittsburgh, Pittsburgh, PA - USA (2000), mestrado em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh - USA (1998), graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (1996) e graduação em Engenharia Civil e Ambiental pela University of Pittsburgh - USA (1995). Trabalhou como engenheira de tráfego na companhia Midwest Research Institute (MRI) fazendo parte da equipe de pesquisadores da área de segurança de trânsito na cidade de Kansas City nos Estados Unidos (2000-2002). Foi professora do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Sergipe (2003-2005) e ingressou na UPE em 2006 como professora adjunta Nível III, e foi promovida a professora associada em 2011 e livre docente em 2013. Atuou como coordenadora setorial de Pós-graduação da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) na gestão 2009-2010, como coordenadora do Mestrado em Engenharia Civil (PEC) da POLI/UPE na gestão 2010-2011; vice-líder do grupo de pesquisa Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho (2008-2011); e Gerente da Seção de Cultura da Escola Politécnica de Pernambuco (2014-2019). Atuou como professora visitante do Technion - Israel Institute of Technology (2011-2012) no departamento de gestão da construção e como pesquisadora visitante no Colorado State University - EUA no departamento de Gestão da Construção (2013-2018). Atualmente é professora permanente do Mestrado em Engenharia Civil da UPE (desde 2007), lidera o grupo de pesquisa Desenvolvimento Seguro e Sustentável - DESS cadastrado no CNPq (desde 2013), atua como representante dos professores Associados no Conselho de Gestão Acadêmica da POLI (CGA, desde 2013) e atua como Assessora de Relações Internacionais da POLI. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em segurança em transportes e sustentabilidade aplicada às construções.

Ruben Carlo Benante, Universidade de Pernambuco

É bacharel em Ciências da Computação pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998), mestre em Filosofia pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), e doutor em Ciências da Computação pela UFPE - Universidade Federal de Pernambuco (2008), área de concentração em Sistemas Inteligentes. Tem experiência nas áreas de Inteligência Artificial, Redes Neurais Artificiais, e Filosofia, com ênfase em Ciência Cognitiva e Filosofia da Mente.