O uso das mídias sociais institucionais durante a pandemia para aprimorar a comunicação interna e externa na POLI

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Vitória Elizabeth de Barros Gomes
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Maria Gabryella Brito Beltrão
Pedro Fernando do Nascimento Paim de Mattos
Luiz Cordeiro da Silva Neto

Resumo

Visando ampliar o potencial comunicativo institucional da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE) e atender as novas necessidades diante da pandemia, promoveu-se uma reestruturação e revitalização das mídias sociais a partir de uma parceria entre o grupo de ensino, extensão e pesquisa da UPE – Desenvolvimento Seguro e Sustentável (DESS) e a Assessoria de Relações Internacionais da POLI (ARI@POLI). Tanto o DESS como a ARI@POLI contavam com três canais de comunicação: site com domínio gratuito (https://desspoli.wixsite.com/dess e https://ari-poli.wixsite.com/poli-internacional), Instagram (@dess.poli e @aripoliupe) e Facebook (DessEngenharia e Ari.Upe). Com o intuito de criar uma identidade visual, utilizou-se o aplicativo Canvas para elaborar as publicações. Os sites foram reestruturados, ganhando domínio próprio (ARI@POLI, 2020), revisando e aprimorando os conteúdos presentes na plataforma Wix, garantindo maior segurança, credibilidade e autonomia na organização e apresentação das informações. Neste processo de migração e adequação das mídias fez necessário reorganizar e concentrar o acervo documental no Google Drive institucional, para garantir o acesso mais rápido e eficiente de todos os membros das equipes. A fim de assegurar que os processos, dados e atualização fossem repassados sistematicamente aos futuros integrantes das equipes de trabalho, ao longo do tempo, foram desenvolvidos Manuais de uso e Relatórios (KOHLMAN RABBANI et al., 2020) que detalham o procedimento de utilização dessas ferramentas digitais. Percebeu-se ainda que para projetos específicos (DESS@POLI, 2020), coordenado pelo DESS, a criação de contas individuais no Instagram se mostrou eficaz e para divulgação e registro das ações. A campanha Apoie os Catadores de recicláveis, criada no decorrer da pandemia, que utilizou o Instagram como principal meio de comunicação com a comunidade, contando com 403 seguidores, conseguiu apurar doações para a produção de 350 kits de higiene atendendo a mais de 180 catadores vinculados a cooperativas e associações de catadores do Recife. As melhorias na estrutura comunicativa da ARI@POLI possibilitaram um aumento da participação da comunidade nas ações de internacionalização, anteriormente haviam apenas 7 professores cadastrados no site da ARI@POLI e atualmente constam 18 docentes. O instagram da ARI@POLI em janeiro/2020 contava com 80 seguidores e em setembro/2020 registra 565, contabilizando um aumento de mais de 700% no seu número de seguidores. Essa ação mostrou o impacto das mídias sociais com a Comunidade POLI e o público externo, já que foi possível realizar essa atividade pelo engajamento das mídias sociais institucionais.

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Seção
Engenharia Civil