Experiência da aplicação de metodologia ativa num componente curricular de extensão para alunos de engenharia civil em nível de graduação e pós graduação na POLI/UPE

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Alyx Diêgo Oliveira Silva
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
George da Mota `Passos Neto

Resumo

A disciplina curricular de extensão Tópicos Avançados em Sustentabilidade (TAS) ofertada pela UPE desde 2017, incorpora além de 45h teóricas, 15h de atividades práticas de extensão protagonizadas pelos alunos. A disciplina objetiva aprofundar e esclarecer os conceitos da sustentabilidade aplicados ao campo da construção civil, englobando além dos aspectos ambientais, os sociais, utilizando das Metodologias Ativas (MA) através de sala de aula invertida na apresentação dos conteúdos teóricos durante seus encontros semanais. Segundo Almeida, Dos Santos e Mercado (2020), as estratégias didáticas utilizadas nas MA, contribuem para redimensionar o papel do professor, que passa a atuar como mediador e, os alunos passam a ter uma postura mais ativa no ensino-aprendizado, tendo uma maior autonomia e sendo protagonista de sua aprendizagem. Na disciplina ofertada os alunos devem ler semanalmente artigos, livros e normas relacionadas aos temas de cada aula, conforme proposto no plano da disciplina, e devem apresentar trabalhos individuais e em grupo que complementam sua aprendizagem sobre cada tema abordado. Desde as primeiras aulas da disciplina, os alunos são motivados a pensar em um problema da sociedade que poderiam solucionar através da aplicação de seus conhecimentos sobre sustentabilidade que vão sendo construídos durante a disciplina. Em 2019, os alunos tiveram que, em grupos, elaborar seus projetos/ações de extensão e submeter ao edital de fluxo contínuo 02/2019 da PROEC/UPE. Como resultado quatro eventos foram aprovados e realizados no primeiro semestre do ano nas dependências da universidade e aberto ao público. Além dos eventos, foi submetido e aprovado um projeto de extensão realizado em uma escola da rede municipal do Recife. As cinco ações foram incorporadas a um Programa de Extensão submetido e aprovado no Edital 01/2019 da PROEC. No fim do semestre, um dos eventos foi a tradicional competição de vídeos de sustentabilidade, que ocorre desde 2015, que contou com a participação de 11 vídeos, sendo 3 deles premiados, com acesso nas referências.  Pode-se verificar, através do relato dos próprios alunos, que a metodologia aplicada contribuiu no crescimento pessoal e profissional dos mesmos, e que as atividades práticas consolidaram os conhecimentos construídos ao longo do semestre.

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Seção
Engenharia Civil