Ações de Educação Ambiental em uma Escola da Rede Municipal da cidade do Recife-PE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Alyx Diêgo Oliveira Silva
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Marcionillo de Carvalho Pedrosa Junior
Barbára Virgínia Pereira Cavalcante
Maria Conceição da Costa Silva

Resumo

Objetivou-se realizar ações de educação ambiental com foco na questão dos resíduos sólidos e incentivar à coleta seletiva de materiais recicláveis com os alunos do ensino primário na Escola Municipal Mércia de Albuquerque Ferreira, localizada na Comunidade Caranguejo Tabaiares na cidade do Recife-PE, no período de junho a dezembro de 2019. Segundo Rocha, Santos e Navarro (2012), a educação ambiental tem o propósito de buscar valores e atitudes que possibilitem a convivência harmoniosa entre o ser humano e as demais espécies do planeta. Como ações diretas realizou-se visitas de prognóstico para conhecimento da escola e comunidade, reuniões com a administração e professores para delinear as ações a serem tomadas durante o projeto. As ações incluíram: análise gravimétrica dos resíduos sólidos gerados, estruturação de 3 oficinas com os alunos de cunho educacional, para crianças de 6-12 anos de idade. A partir da análise gravimétrica, obteve-se, 24% de orgânicos, 10% de papel, 7% plástico, 5% metal e 54% restantes que foram considerados rejeitos. Na primeira oficina, foram feitas lixeiras a partir de carcaças de computadores e jornais, na segunda oficina foi confeccionado três brinquedos utilizando garrafas PETs e na terceira oficina foi usado o teatro para atrair e despertar o interesse das crianças. Também foram criados pelas crianças cartazes de conscientização acerca da temática, uma peça teatral e um poema que foram apresentados no evento de encerramento do ano, com a presença de toda escola e os pais dos alunos. As visitas de reconhecimento e avaliação foram resumidas através de vídeos de curta duração que serão utilizadas para divulgação da ação e dos aprendizados obtidos, conforme ilustrado por Pedrosa Jr, Kohlman Rabbani (2020) e Pedrosa Jr; Silva; Diniz; Kohlman Rabbani (2020). A partir das ações feitas na Escola, o grupo percebeu a sensibilização das crianças e a capacidade de influência que as mesmas possuem em seus lares, pois muitas dessas crianças conseguiram orientar seus familiares a ter uma preocupação maior com o ambiente que vivem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil