Uso de Metodologias Ativas no Ensino em Engenharia de Software: perspectivas de docentes de instituições de ensino superior brasileiras

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

José Vinícius Vieira Lima
Fernanda Maria Ribeiro de Alencar, ALENCAR, F. M. R

Resumo

O processo de ensino-aprendizagem da Engenharia de Software (ES) em Instituições de Ensino Superior (IES) é tido como um desafio, em especial, por esta apresentar-se como uma das disciplinas de maior relevância entre os cursos de Computação (FERREIRA et al. 2018). A ES é uma disciplina que detém de um denso conteúdo teórico-conceitual, a qual baseia-se no ensino tradicional com aulas expositivas e leituras complementares (CUNHA et al. 2018). Para Souza et al. (2019), além do aspecto teórico, os alunos necessitam adquirir habilidades técnicas a serem praticadas em suas carreiras. Com isso, pesquisadores discutem sobre a necessidade de criar ambientes motivacionais para superar as fronteiras do ensino tradicional, atender às demandas da indústria de software e reconfigurar o processo de ensino-aprendizagem da ES com estratégias que atribuam ações e reflexões voltadas ao desenvolvimento de competências esperadas nos profissionais, tais como: liderança, trabalho em equipe, negociação, tomada de decisão e estímulo ao pensamento crítico. Neste contexto, é fundamental que outras estratégias sejam utilizadas em paralelo às aulas expositivas para que os alunos vivenciem experiências similares àquelas de sua futura atuação profissional. Metodologias Ativas (MAs) têm sido utilizadas no processo de ensino-aprendizagem da ES como forma de gerar uma formação inovadora, humanística, crítica e reflexiva. Apesar da relevância de tais propostas para melhoria do processo de ensino-aprendizagem da ES, é importante analisar o contexto no qual as MAs estão sendo utilizadas pelos docentes na área do ensino da ES.  A partir deste cenário, este trabalho tem por objetivo promover a visão geral do estado da arte sobre o uso de MAs no ensino de ES e diagnosticar como as mesmas estão sendo aplicadas pelos docentes nas disciplinas da ES em IES brasileiras. A estrutura metodológica desta pesquisa é baseada na perspectiva mencionada por Easterbrook et al. (2008), onde a coleta de dados realizada de várias fontes distintas ajuda a reforçar à validade do estudo. 
Inicialmente, uma Revisão Sistemática da Literatura (RLS) foi conduzida por meio de pesquisas automáticas em 4 bibliotecas de dados digitais no período de 2010 a 2020. 1.720 candidatos a estudos primários foram extraídos, após aplicação de critérios de inclusão, exclusão e de qualidade, 34 estudos primários relevantes foram selecionados para compor a RSL. Logo após, as evidências da RSL foram utilizadas para auxiliar na definição do instrumento de pesquisa do survey que foi aplicado com 60 docentes especialistas no uso de MAs em disciplinas de 30 IES brasileiras, sendo 25 públicas e 5 privadas. Essas IES representam 13 estados do Brasil, sendo 45% da região Sul, 35% do Nordeste, 10% do Centro-Oeste, 8,3% do Sudeste e 1,7% do Norte. Em seguida, os dados foram coletados qualitativamente e quantitativamente. Posteriormente, técnicas da Grounded Theory foram aplicadas buscando realizar uma análise qualitativa. Os resultados da RSL identificaram os principais problemas no processo de ensino-aprendizagem da ES e como as MAs contribuem para a reduzir esses desafios. Através do diagnóstico do survey, observou-se a Aprendizagem Baseada em Projetos (68,3%), Aprendizagem Baseada em Problemas (61,7%) e Discussões em Classe (55%) como MAs mais utilizadas pelos docentes nas disciplinas de ES. Em paralelo, foi possível descobrir a relação entre a formação acadêmica dos docentes e as MAs que cada grupo costuma utilizar. Além disso, foi identificado fatores e habilidades necessárias para que os docentes utilizem as MAs e o grau de relevância ao introduzi-las no processo de ensino-aprendizagem da ES. Por fim, constatou-se 14 categorias relacionadas às lições aprendidas pelos docentes ao fazer o uso de MAs e um conjunto com 13 desafios enfrentados. Deste modo, paradigmas adotados pelos docentes demonstram que o atual cenário do ensino de ES nas IES brasileiras tem se modificado. Acredita-se que essa mudança decorre mediante um mercado de trabalho cada vez mais dinâmico, onde o desenvolvimento de habilidades e competências profissionais são tidas como fundamentais para a formação dos discentes. Neste sentido, aplicar MAs no ensino de ES torna-se um diferencial para a obtenção dessas atribuições, eleva o processo de aprendizagem e fortalece o comprometimento e engajamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia da Computação e Sistemas