CogniCão: um jogo sério para exercitar a memória de idosos em isolamento social

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Rogério Leite Araújo
Wellington Pinheiro dos Santos

Resumo

É sabido que o envelhecimento afeta diretamente a qualidade de vida e a capacidade cognitiva de indivíduos, porém outros fatores como o isolamento social durante a pandemia da COVID-19 também influenciam no surgimento de estados emocionais como ansiedade, depressão e estresse, estados estes que precisam de atenção urgente e podem levar o idoso ao desenvolvimento do Comprometimento Cognitivo Leve (CCL), ou seja, um conjunto de sintomas relacionados à memória ou outras funções cognitivas e que pode acarretar em problemas ainda maiores, como a evolução para um quadro demencial. Dito isso, o presente artigo objetiva conceber e desenvolver um jogo sério para treinamento de memória voltado para o público idoso com o intuito de auxiliá-los a diminuir os estados emocionais durante o isolamento social. Para tanto, o projeto foi dividido em duas fases, sendo a primeira envolvendo atividades de concepção e desenvolvimento do jogo sério chamado “Cognicão”, desenvolvido na engine Unity 3D. Foi escolhida a temática relacionada a um cachorro, devido a cãoterapia que já é muito adotada e bastante aceita pelos idosos. Além de ser um animal popularmente conhecido pelo companheirismo, diversos trabalhos na literatura apontam que a terapia assistida por animais produz efeitos positivos sobre a qualidade de vida dos idosos com potencial para trabalhar aspectos como habilidades sociais, humor e cognição. Com isso, foi pensado em um jogo onde um cachorro interage com o jogador, desafiando-o a memorizar qual a sequência de cartas que aparecem na tela durante alguns segundos e logo em seguida é exibida uma lista com diversas cartas aleatórias para que o jogador selecione as cartas na sequência correta. O jogador, além de memorizar a sequência correta, precisa ter atenção para não confundir as cores e formas geométricas que aparecem nas cartas. Como trabalhos futuros pretende-se validar o jogo com os idosos e, nessa segunda fase, espera-se observar a melhoria das habilidades, do desempenho e dos processos de tomada de decisão, além do aumento da motivação, engajando cada vez mais os idosos com ajustes nos níveis de dificuldade do jogo.

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Seção
Engenharia da Computação e Sistemas