Projeto Padrinhos Internacional Experiências de extensão na internacionalização da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI)

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Bruna Souza Ávila Pessoa
Anna Lúcia Miranda Costa
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Ruben Carlo Benante
Pedro Fernando do Nascimento Paim de Mattos

Resumo

O Projeto Padrinhos foi elaborado e implementado em 2012 pelo Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo (NAPSI, 2020) na Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) com o objetivo de promover o acolhimento e a integração efetiva do estudante ingressante ao novo ambiente acadêmico. Em 2019, numa ação integrada com a Assessoria de Relações Internacionais (ARI@POLI, 2020) e o Grupo de Ensino, Extensão e Pesquisa da UPE, Desenvolvimento Seguro e Sustentável (DESS, 2020), amplia suas ações com o objetivo de integrar e acompanhar os estudantes internacionais em mobilidade IN. Esta versão recebe o título de Projeto Padrinhos Internacional que, além de assistir a imersão dos intercambistas, promove oportunidades para discentes e docentes da instituição de integrarem-se às ações de internacionalização desenvolvidas pela POLI. Para a primeira edição, em 2019.2, os nove discentes voluntários de graduação selecionados para atuarem como padrinhos participaram de reuniões mensais com a equipe de coordenação composta por integrantes do NAPSI, ARI@POLI e DESS. Além disso, para obter informações quanto ao desenvolvimento da ação pelo padrinho, foi disponibilizado um formulário (Google Forms) e realizadas entrevistas com os intercambistas ao final da estada. No formulário havia perguntas referente ao acompanhamento: periodicidade, meios utilizados para acompanhamento, dificuldades do afilhado e a relação deste para com o padrinho. Os resultados do formulário apontam que a maior dificuldade encontrada foi a incompatibilidade de horários entre o padrinho e o afilhado, resultando em poucos encontros para acompanhamento presencial.  Dos nove padrinhos, somente dois conseguiram encontrar o afilhado mais do que duas vezes no mês, número este baixo se comparado ao grande intervalo de tempo. Outra dificuldade encontrada pela maioria dos padrinhos foi o acompanhamento de intercambistas que já estavam na instituição por meses, visto que eles já haviam se adaptado e a proposta do Projeto já não era mais entusiasmante para eles quanto seria para os que chegam. Quanto à análise dos resultados da entrevista de satisfação (KOHLMAN RABBANI et al, 2020), se identificou as seguintes necessidades: promover perguntas mais detalhadas no formulário; identificar um professor tutor para acompanhamento dos intercambistas; elaborar material para auxiliar na chegada dos intercambistas no país e na POLI; atualizar as redes sociais da ARI@POLI (KOHLMAN RABBANI et. al, 2020) para divulgação das oportunidades existentes; aprimorar o fluxo de informações e promover maior envolvimento com as coordenações de cursos e programas da instituição. Importante ressaltar que estes resultados correspondem à primeira edição do Padrinhos Internacional, o que justifica a fragilidade na obtenção de dados mais precisos. Como término deste ciclo integrado de ações, a coordenação encontra-se dedicada em adequar-se às necessidades demandadas pelas comunidades externas e internas à POLI, permitindo a ampliação das atividades de internacionalização vinculadas ao ensino, extensão, e pesquisa universitárias.

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Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia