Eficiência da Manutenção em Pavimentos Permeáveis

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Karla Batista da Silva
Yêda Vieira Póvoas
Jaime Joaquim Cabral
José Orlando Vieira Filho
Victor Leonardo Guedes

Resumo

A Urbanização, crescente e desordenada, nas cidades contribui para a diminuição da permeabilidade dos terrenos e provoca inúmeras alterações no ciclo hidrológico, agravando os processos de erosão e de inundações urbanas. No intuito de minimizar os impactos gerados pelas inundações, têm sido implantadas técnicas compensatórias eficazes e sustentáveis, tais como os pavimentos permeáveis que são compostos por camadas de base, sub-base e revestimento permeáveis, que atendem concomitantemente aos dimensionamentos mecânico e hidráulico. A eficiência deste pavimento está associada à localização geográfica, às condições climáticas, à vida útil e à manutenção. Os estudos de Hunt e Collins (2008), estimam que, com manutenção adequada, os pavimentos permeáveis possam cumprir suas tarefas precípuas durante períodos de serviço de duas décadas. De acordo com Almeida (2017), o coeficiente de permeabilidade para o sistema de pavimentação em concreto permeável, determinado in situ imediatamente após a execução foi de 1,83x10-3 m/s. Decorridos 3 anos da execução do pavimento, verificou-se que este coeficiente apresentou valores da ordem de 4,61 x 10-5 m/s. As diretrizes da NBR 16416 (ABNT, 2015) apontam que após determinado período de utilização, se o coeficiente de permeabilidade for menor ou igual a 10-5 m/s, deve-se executar ações de limpeza com o objetivo de recuperar a capacidade de permeabilidade do pavimento. Dessa forma, foram adotadas medidas de limpeza como a varrição manual, aplicação de equipamento de sucção para retirada de finos e aplicação de jato de água sob pressão. Os resultados mostraram que houve uma melhoria significativa da capacidade de permeabilidade do pavimento permeável. Conclui-se que a realização de uma Manutenção eficiente interfere diretamente no desempenho dos pavimentos permeáveis.
 Palavras-chave: Manutenção; Desempenho; Pavimentos Permeáveis.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16416: Pavimentos permeáveis de concreto - Requisitos e procedimentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
 ALMEIDA, Nara. Análise de viabilidade técnica para a utilização de resíduos de construção e demolição no subleito e na base de um pavimento em concreto permeável. 2017. Dissertação (Mestrado em engenharia) - Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Recife, 2017.
HUNT, W.F.; COLLINS, K. A. Permeable Pavement: Research Updat and Design Implications. Special Report. Department of Biological and Agricultural Engineering, North Carolina State University, 2008.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil