Especificação dos Revestimentos para Pavimentos Permeáveis

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Victor Leonardo de Brito Tavares Guedes
Yêda Vieira Póvoas
Ana Karla Batista da Silva
José Orlando Vieira Filho

Resumo

Com o crescimento populacional e a expansão dos centros urbanos, pode-se observar um aumento constante da área de solo impermeabilizado, por resultado do revestimento de ruas e calçadas, bem como o crescimento de áreas construídas. Os sistemas comumente utilizados para esse fim, fazem uso de materiais que impedem a água de infiltrar no subsolo, como o asfalto e o concreto convencional (SILVA, 2017). O impedimento do fluxo natural da água causa um importante aumento no escoamento superficial local, principalmente quando não há um eficiente sistema de drenagem, podendo facilitar a ocorrência de enchentes e alagamentos, trazendo prejuízos sociais e econômicos. Segundo Almeida (2017), uma das alternativas para minimizar os efeitos da impermeabilização do solo natural é a utilização de pavimentos permeáveis, que diminuem o escoamento superficial da água, permitindo a infiltração entre seus poros. De acordo com os procedimentos estabelecidos pela NBR 16416 (ABNT, 2015), ISO 17785 (2016), NBR 9781 (ABNT, 2013) e NBR 12142 (ABNT, 2010) foram determinados os requisitos para especificação dos pavimentos permeáveis. Para os revestimentos em concretos permeáveis recém-construídos, Gatis (2017) e Almeida (2017), apontaram coeficientes de permeabilidade com valores superiores a 10-3m/s, resistência mecânica média de 9MPa e resistência à flexão média de 2MPa. Os estudos realizados para peças de concreto permeáveis, apresentaram resistência mecânica média de 25MPa, índice de forma inferior a 4 e absorção de água média de 2,36%.
Palavras-chave: Especificação; Revestimento; Pavimentos Permeáveis.
Referências
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 16416: Pavimentos permeáveis de concreto - Requisitos e procedimentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
 ______. NBR 12142: Concreto – determinação da resistência à tração na flexão de corpos de prova prismáticos. Rio de Janeiro, 2010.
 ______. NBR 9781: Peças de concreto para pavimentação – especificação e métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2013.
 ALMEIDA, Nara. Análise de viabilidade técnica para a utilização de resíduos de construção e demolição no subleito e na base de um pavimento em concreto permeável. 2017. Dissertação (Mestrado em engenharia) - Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Recife, 2017.
GATIS, Rafaella. Análise do comportamento do concreto permeável composto por diferentes proporções e composições granulométricas. 2017. Dissertação (Mestrado em engenharia) - Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Recife, 2017.
INTERNATIONAL STANDARD. ISO 17785-1: Testing methods for pervious concrete – part 1: infiltration rate. Genebra, 2016.
SILVA, Ana Karla Batista da. Análise da viabilidade financeira da implantação de estruturas de pavimento permeável no estacionamento da escola politécnica (poli - upe). 2017. Monografia (Especialização em tecnologia e gestão da construção de edifícios) – Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Recife, 2017.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil