O Curso de Matemática Básica: Desenvolvendo e/ou aprimorando características em seus monitores

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

João Carlos Batista de Oliveira
Thiany Maria Correia Matias Ferreira
Matheus Henrique Torres da Silva
Matheus de Amorim Barros
José Roberto de Souza Cavalcanti

Resumo

A Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco - POLI/UPE vendo a necessidade de reforçar a base matemática de seus ingressantes para diminuir o índice de retenção na disciplina de Cálculo I, criou o Curso de Matemática Básica (MB) em 2010. Dentro da perspectiva do curso, o estudo desta pesquisa tem como foco os monitores - discentes veteranos da POLI/UPE, e a influência que o curso tem no desenvolvimento e/ou aprimoramento de características que são inerentes a um docente ou aos discentes que tem a pretensão de seguir a trajetória docente. Assim, a monitoria acadêmica é importante para a formação de bacharéis que pretendem seguir a carreira de professor para ter, pelo menos, o mínimo de contato com a área, como afirmam Costa e Baltar (2015, p. 3) que “o programa de monitoria tende a proporcionar ao monitor distintas possibilidades de aprimoramento do seu fazer docente, essencial em seu processo de formação”. Sendo assim, realizou-se um estudo no qual, de forma quantitativa avaliou-se a influência supracitada. Com auxílio da plataforma Google Forms, foi criado um questionário com 16 perguntas, parte delas de caráter pessoal e a outra, pensada de maneira a quantificar o desenvolvimento e/ou aperfeiçoamento de características importantes para um docente, e nesta parte as opções de resposta eram: ‘influenciou muito’, ‘influenciou’, ‘influenciou pouco’ e ‘não influenciou’. O formulário foi enviado pelos coordenadores do curso para todos os monitores que já participaram do MB, através de e-mail e aplicativos de mensagem instantânea. Foram contabilizados 42 respostas ao formulário, de um total de 64 monitores. Na pergunta com relação à oratória: 64,29% afirmaram que o curso influenciou muito, 33,33% influenciou, 2,38% influenciou pouco e 0,00% não influenciou; quanto à organização didática: 69,05% afirmaram que influenciou muito, 26,19% influenciou, 4,76% influenciou pouco e 0,00% não influenciou; quanto à elaboração de materiais didáticos: 71,43% afirmaram que influenciou muito, 23,81% influenciou, 4,76% influenciou pouco, 0,00% não influenciou; quanto à liderança de turma/grupo: 71,43% afirmaram que influenciou muito, 21,43% influenciou, 4,76% influenciou pouco, 2,38% não influenciou. Com estes resultados, conclui-se que o Curso de Matemática Básica é de extrema importância para o desenvolvimento e/ou aprimoramento de características necessárias para a formação do futuro docente, e que ainda pode vir a contribuir de diferentes formas na graduação e carreira na engenharia.
 
Palavras-chave: Discente; Docente; Matemática Básica; Monitor.
 
Referências
 
ÁLVARES, Vanessa O. M. O docente-engenheiro frente aos desafios da formação pedagógica no Ensino Superior. Disponível em: https://repositorio.ufu.br/bitstream/123456789/13824/1/VOMAlvaresDISSPRT.pdf. Acesso em: 24 mar. 2020.
 
COSTA, Jefferson S.; BALTAR, Solma L. S. M. D. A. A importância e concepção da monitoria de estágio supervisionado para alunos do curso de licenciatura em biologia. Disponível em: http://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/revistagedeles/article/view/811/1142. Acesso em: 25 ago. 2020.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)