Uma Proposta de Modelo para Implantação de Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu Multicampi: Resultados Preliminares

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Cleverton Anderson Duarte Silva
Fernanda Maria Ribeiro de Alencar
Wylliams Barbosa Santos

Resumo

Nos últimos 20 anos observamos um esforço governamental no processo de descentralização das IES no Brasil, em especial a partir do Programa de Reestruturação de Expansão das Universidades Federais (REUNI) criado em meados de 2003 no governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O REUNI foi instituído através do Decreto no 6.096, de 24 de abril de 2007 (Brasil, 2007). A partir deste programa governamental, observamos um grande processo de expansão da oferta de cursos de graduação para localidades geograficamente distantes das sedes administrativas das Instituições de Ensino Superior (IES), tendo como marco inicial a inauguração da Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), atualmente Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), (UFRPE, 2018). Concomitante a este novo modelo de funcionamento das IES, é observado que a oferta de cursos de pós-graduação, em especial stricto-sensu permaneceu centralizada em suas sedes de origem, promovendo um distanciamento entre as possibilidades de ofertas de cursos para os estudantes universitários formados. Em termos da área de ciência da computação, no estado de Pernambuco, existem quatro IES que ofertam cursos de pós-graduação em ciência da computação a nível de mestrado e doutorado que são: a Universidade de Pernambuco, a Universidade Federal de Pernambuco, a Universidade Federal Rural de Pernambuco e o Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, todas estas com a características de oferta de cursos exclusivamente em sua sede administrativa, na capital do estado. Em uma investigação preliminar foi observado que existe um fenômeno extremamente recente de descentralização multicampi para cursos da área de computação. Através de levantamento de dados sobre programas de pós-graduação na área de Ciência da Computação realizado pelo autor com base nos dados da Plataforma Sucupira[1], duas instituições no Brasil ofertam seus cursos de maneira descentralizada, fazendo uso de sua estrutura multicampi, sendo elas: a Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho (UNESP) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV). Deste modo, este trabalho tem como objetivo analisar e propor a utilização de um modelo de processos para implantação de cursos de pós-graduação stricto sensu multicampi à luz do fenômeno de interiorização de IES no Brasil. Para execução desta pesquisa, definimos adotar a metodologia de estudo de caso proposta por Runeson e Höst (2009), além disso, a pesquisa apresenta uma abordagem qualitativa, concentrando-se na análise documental e fazendo uso de entrevistas semiestruturadas. Para melhor nortear o desenvolvimento da pesquisa em termos de coleta de dados e análise dos mesmos, foi construído um desenho da pesquisa, no qual temos como entradas as análises documentais (legislação, normativas, regimentos, entre outros) e as entrevistas semiestruturadas a serem desenvolvidas com atores relevantes ao processo de gestão de programas stricto sensu das IES selecionadas para este trabalho. Utilizaremos a técnica de análise temática e de conteúdo proposto por (BARDIN, 1977) e (CRUZES, DYBA, 2011). Neste sentido, esta pesquisa pretende conhecer os motivos que levaram as instituições a constituir seus cursos nessa modalidade, identificar pontos positivos e negativos deste modelo de ensino, além dos possíveis benefícios que esta modalidade de curso pode trazer a IES. Com a realização da mesma, espera-se que um modelo de processos para implantação de cursos stricto sensu seja desenvolvido baseado nas evidências identificadas tanto na literatura, quanto através das análises das entrevistas que serão realizadas e dos documentos normativos coletados. Através das buscas preliminares realizadas, ainda não foi encontrado documento semelhante que sirva como norteador para os processos relacionados a descentralização de cursos. Espera-se que o modelo proposto contribua para o processo de descentralização e qualidade dos cursos de pós-graduação para cidades geograficamente distantes dos grandes centros urbanos e promoção da inovação e desenvolvimento do ecossistema local. Assim, é esperado também analisar quais os possíveis impactos positivos em relação aos fatores sociais que esta modalidade de cursos poderá trazer para as regiões que forem implantadas além da contribuição para o crescimento dos cursos de pós-graduação, como por exemplo, da Universidade de Pernambuco, como também de outras IES, dentro e fora do estado de Pernambuco, que desejem aplicar efetivamente o processo de descentralização multicampi dos seus cursos. Nesta perspectiva, espera-se que o modelo de processo de implantação de cursos stricto sensu multicampi proposto seja relevante, considerando a possibilidade de ampliação dos programas de pós-graduação sem, eventualmente, um grande esforço em relação a contratação de pessoas qualificadas, visto a presença de profissionais já pertencentes a IES dentro dos campus descentralizados que poderão fazer parte dos programas, a utilização da própria estruturas físicas existente nos campus descentralizados e de administração local dos programas de pós-graduação alinhados a gestão da sede. Como resultados preliminares, temos a construção do desenho da pesquisa, descrito anteriormente e, também a construção do protocolo do estudo de caso.
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia da Computação e Sistemas
Biografia do Autor

Cleverton Anderson Duarte Silva, Universidade de Pernambuco

Mestrando em Engenharia de Computação (POLI/UPE, PE), é especialista em Tecnologia da Informação para Educadores (IC/UFAL, AL), especialista em Tecnologias na Aprendizagem (SENAC, SP), graduado em Licenciatura em Computação (UPE, PE) e técnico em Manutenção e Suporte em Informática (IFPE, PE). Atualmente é coordenador do curso Técnico em Redes de Computadores da Escola Técnica Estadual Governador Eduardo Campos e professor tutor a distância do curso de Licenciatura em computação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, PE). Tem experiência profissional docente no ensino regular, técnico, profissionalizante e superior. Foi professor tutor a distância do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE, PE), atuou como professor de informática no Colégio Mons. Adelmar da Mota Valença (CMA, PE), como instrutor II do eixo profissional Informação e Comunicação no Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC, PE), como professor substituto no curso de Bacharelado em Engenharia Civil da Autarquia do Ensino Superior de Garanhuns (AESGA, PE) e como professor tutor a distância do curso Técnico em Manutenção e Suporte em Informática do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE/ E-Tec). Atua principalmente nos seguintes temas: Educação profissional, tecnologias na educação, metodologias ativas, ensino de computação, educação a distância.

Fernanda Maria Ribeiro de Alencar, Universidade Federal de Pernambuco

Possui graduação em Engenharia Elétrica/Eletrônica (1986) e de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (2019), mestrado em Engenharia Elétrica (1991), doutorado em Ciência da Computação (1999) pela Universidade Federal de Pernambuco, Pós-Doutorado pela Universidade Nova de Lisboa, Portugal (2006) e Pós-Doutorado pela Universidad Politécnica de Valencia (2008-2009). Atualmente é professora Titular da Universidade Federal de Pernambuco, exercendo a função de Diretoria, na Diretoria de Finanças e Infraestrutura de Graduação da Pró-Reitoria de Graduação da Universidade Federal de Pernambuco. Membro colaborador do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica (PPGEE) da UFPE e membro permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação (PPGEC) da Poli/UPE. Tem experiência na área de Engenharia Eletrônica/Teleinformática e Ciência da Computação com ênfase em Engenharia de Software, atuando principalmente nos seguintes temas: Engenharia de Requisitos, Desenvolvimento Orientado a Agentes e Desenvolvimento Orientado a Aspectos, Desenvolvimento dirigido por modelos. Líder do grupo de pesquisa Group on Requirements Engineering, Network and Computacional Intelligence (GRENCI) e membro fundador e participante ativa do grupo de pesquisa Laboratório de Engenharia de Requisitos (LER ) , ambos da UFPE, e membro participante do Grupo de Engenharia de Software da Universidade de Pernambuco.

Wylliams Barbosa Santos

Doutor em Ciência da Computação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Mestre em Ciência da Computação pela UFPE (2011). Doutorado sanduíche no Lero - the Irish Software Research Centre, University of Limerick, Ireland (2015-2016). Possui graduação em Sistemas de Informação pela Faculdade de Alagoas - FAL (2008) e Técnico em Desenvolvimento de Softwares pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia - IBRATEC (2002). Membro permanente do Stricto Sensu Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação (PPGEC) da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI/UPE). Suas áreas de interesse e pesquisa incluem Engenharia de Software, Simplicidade em Gerenciamento de Projetos, Metodologias Ágeis e Engenharia de Software Empírica. Certified Scrum Master (CSM), Certified Lean Inception Facilitator (CLF) e Management 3.0 (MGT 3.0). Coordenador e fundador do REACT Research Labs.