Percepção do discente a cerca das metodologias ativas de ensino empregadas em disciplina de projeto no curso de Engenharia Civil

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Isabela Farias Justino da Silva
Bianca M. Vasconcelos

Resumo

A metodologia ativa de aprendizagem se baseia numa forma de ensino na qual os estudantes são estimulados a participar do processo educacional de forma mais direta. De acordo com Bastos (2006) o método ativo é um processo que visa estimular a autoaprendizagem e a curiosidade do estudante para pesquisar, refletir e analisar possíveis situações para tomada de decisão, sendo o professor apenas o facilitador desse processo. Atualmente, a educação ainda está sistematizada no modelo da perspectiva pedagógica, em que o papel do professor é a ênfase do processo. Este modelo é presente não só em escolas e universidades, mas também nas diversas práticas educativas.  Jófil (2002) diz que o professor deve assegurar um ambiente dentro do qual os alunos possam reconhecer e refletir sobre suas próprias ideias; aceitar que outras pessoas expressem pontos de vista diferentes dos seus, mas igualmente válidos e possam avaliar a utilidade dessas ideias em comparação com as teorias apresentadas pelo professor. Dessa forma, a Metodologia ativa quebra o sistema de abordagem da educação tradicional, visando colocar o aluno como protagonista do processo de aprendizagem e estimulá-lo a sair do estado de estagnação durante a aula. Segundo os autores Timothy Newson e Norbert Delatte (2011), a utilização de uma abordagem construtivista de ensino no curso de engenharia civil, promove benefícios como: melhor retenção de conhecimento, melhores raciocínio e habilidades analíticas, desenvolvimento de habilidades de ordem superior, maior capacidade de identificar questões relevantes e reconhecer múltiplas perspectivas, maior motivação e conscientização de questões não técnicas. A pesquisa em questão tem por objetivo principal avaliar a percepção dos discentes durante o emprego de metodologias ativas de ensino-aprendizagem no desenvolvimento de projeto na disciplina Arquitetura do curso de Engenharia Civil; como também solidificar a absorção dos conhecimentos técnicos; facilitar a execução de tarefas com eficiência e eficácia; desenvolvendo o senso crítico e a capacidade de solucionar problemas. Para metodologia do estudo, foram elaborados dois questionários compostos majoritariamente por respostas fechadas e apenas alguns campos abertos para dissertar. Esses questionários foram direcionados aos alunos que estão matriculados e cursando a disciplina Arquitetura do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE. O primeiro questionário é aplicado no meio da disciplina e o segundo no final, visando acompanhar a opinião dos alunos em relação à metodologia empregada. A pesquisa tem como resultado esperado a possibilidade do professor tomar conhecimento das expectativas, objetivos e dúvidas dos estudantes, levando à melhora da aprendizagem de projeto, como também, o incentivo ao desenvolvimento de habilidades essenciais à suas vidas profissionais como o senso crítico, a proatividade e capacidade de solução de problemas como futuros engenheiros.
 
Palavras-chave: Metodologias ativas; Ensino; Projeto de Arquitetura; Engenharia Civil.
 
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Seção
Engenharia Civil