Análise do comportamento do solo com adição de resíduos de construção e fibras de sisal

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Suyanne Almeida
Kalinny Patrícia Vaz Lafayette

Resumo

A indústria da construção civil apresenta um papel fundamental para a economia de um país, sendo responsável por gerar uma alta quantidade de empregos e por fornecer projetos de infraestrutura que facilitam a vida em sociedade (SILVA, 2017). O setor da construção civil contribui para o crescimento e desenvolvimento econômico do país, exercendo grande influência na economia e apresentando vínculo com diversas áreas (VIEIRA; NOGUEIRA, 2018). Entretanto, o setor é considerado como um dos maiores responsáveis por gerar danos ambientais, seja pelo alto consumo de matérias-primas e/ou pela alta geração de resíduos que em boa parte das vezes são depositados em locais irregulares (MAGAGNIN FILHO, 2015). Associado a essa problemática, a ocupação de ambientes mais vulneráveis, como topo de morros, fundo de vales e áreas sensíveis ao alagamento, tem sido uma das principais preocupações da sociedade atual, em decorrência do surgimento de situações de perigo, risco e desastre. Dessa forma, as cidades passam por um momento marcado pelo expressivo crescimento e adensamento demográfico, igualmente marcado pelas catástrofes induzidas ou geradas por fatores antrópicos (OLIVEIRA et al., 2015). O reforço do solo é uma técnica bastante antiga desenvolvida com o intuito de modificar positivamente as características geomecânicas apresentadas pelo solo, melhorando seus aspectos técnicos, econômicos e ambientais, adequando o material para determinado uso (MOUSAVI; KARAMVAND, 2017). Diante do exposto, o objetivo geral desse trabalho consiste em avaliar o comportamento geotécnico do solo, através da adição de resíduos reciclados e fibras de sisal, numa encosta localizada no município de Recife/PE no bairro de Dois Unidos que sofreu no mês de julho de 2019 um processo de deslizamento, o qual acarretou na morte de um dos moradores do local, além de trazer inúmeros danos econômicos. Inicialmente, foi realizada a coleta dos materiais necessários para a execução da pesquisa. Em seguida, foi realizada a análise temporal do local, verificando a influência da urbanização para o processo de estabilidade da encosta. Foram realizados ensaios de caracterização física, como granulometria, densidade real e limites de Atterberg; e ensaios de caracterização mecânica, como compactação para os compósitos formados por solo, solo e agregado, solo e fibra, e solo, fibra e agregado. Com relação a análise temporal, foi verificado que entre os anos de 1975 e 2019 ocorreu uma forte redução da vegetação no valor de 83,11%, enquanto que a área de mancha urbana aumentou ao longo dos anos, chegando a ocupar 75% da área total analisada no ano de 2019. O sistema viário apresentou um aumento de 51,52%, contribuindo para o aumento das áreas impermeabilizadas do local. Com os ensaios de caracterização física, foi encontrado que o solo da encosta corresponde a uma argila arenosa com baixa plasticidade. Os ensaios de compactação mostraram que o aumento do percentual de fibras reduziu a densidade seca máxima, enquanto que a umidade ótima aumentou. Com a pesquisa, espera-se encontrar uma melhora para as características do solo, além de promover uma destinação ambientalmente correta para os resíduos produzidos pelo setor da construção civil.

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Seção
Engenharia Civil