Estágio docência da disciplina de Patologia das Edificações no curso de graduação em Engenharia Civil no semestre de 2020.1
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
A disciplina de Patologia das Edificações é uma eletiva ofertada no curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco. O objetivo do estágio docência foi de desenvolver a prática em ministrar os conhecimentos abordados na disciplina, propiciando obter experiências nas atividades de docência, bem como auxiliar as professoras no desenvolvimento das atividades acadêmicas, tais como: criação e correção de atividades, trabalhos e provas. Devido a pandemia, as aulas foram online, divididas nas segundas-feiras e quartas-feiras, onde, o primeiro dia era dedicado a parte teórica e o segundo dia voltado para práticas de metodologia ativa. O roteiro de aula nas quartas-feiras era dividida em 3 partes: Problem Based Learning (PBL), Formulários Google e Kahoot!. A primeira parte da aula constituía na apresentação de um problema referente ao assunto teórico estudado na aula teórica anterior, onde os alunos deveriam discutir e responder em grupo. A segunda parte era individual, onde cada aluno respondia um formulário sobre o assunto estudado na semana. Por último, era realizado um game através do Kahoot!, onde os três primeiros colocados recebiam uma pontuação bônus para a nota final da disciplina. A disciplina contou com 47 alunos inscritos, dos quais 37 foram aprovados por média, 2 aprovados após prova final e 8 reprovados por falta. A nota média final da disciplina foi 9,05. Diante dessas atividades, o estágio docência exigiu domínio teórico da disciplina e capacidade didática do conteúdo, habilidade, além da adaptação para as aulas online e as metodologias adotadas. Conclui-se que a atividade de estágio docência foi de extrema importância para o crescimento acadêmico, profissional e humano.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Engenharia Civil