Uso de tecnologias aliadas à educação em disciplina de projeto e representação gráfica

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Vinícius Francis Braga de Azevedo
Hiran Ferreira de Lira
Andréa Benício de Moraes

Resumo

As últimas décadas trouxeram grandes avanços tecnológicos para a humanidade, com a chegada da Era Digital, a informática e a internet instrumentaram novas formas de comunicação, permitindo uma maior difusão do conhecimento e proporcionando novos avanços tecnológicos, impactando diretamente áreas como a física, medicina e engenharia. No âmbito educacional surgem iniciativas para o  uso de novas tecnologias e metodologias no ensino superior, visando preparar os alunos para o constante desenvolvimento de sua área de atuação. De Souza Xavier, et al (2019), indica a importância da integração do ensino com as novas tecnologias digitais. Ele verificou em turmas de projeto de arquitetura, que ao utilizarem modelagem tridimensional houve uma melhor análise de projeto e facilidade na tomada de decisões, impactando diretamente a qualidade do ensino. O presente trabalho aborda o desenvolvimento de recursos didáticos e uso de modelos tridimensionais na monitoria da disciplina de Expressão Gráfica II, da Escola Politécnica de Pernambuco, durante o semestre letivo 2020.1. A disciplina de Expressão Gráfica II apresenta aos discentes os processos para representação de projeto arquitetônico de edificações, suas convenções e normas técnicas, utilizando técnicas de esboço e desenho auxiliado por computador (CAD). As atividades de monitoria da disciplina ocorreram remotamente de forma síncrona e assíncrona, realizando encontros semanais na plataforma Google Meet e auxiliando na solução de dúvidas dos discentes no Fórum do AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Para os encontros síncronos, modelos tridimensionais de edificações unifamiliares, multifamiliares e detalhes arquitetônicos foram elaborados pelo monitor a partir dos conceitos abordados em sala de aula pelos docentes da disciplina. Para a produção dos modelos, utilizou-se o software Revit para a modelagem e o software BIMCollab Zoom para a apresentação deles. Os modelos tridimensionais tinham como objetivo auxiliar, complementar e simplificar a compreensão dos conteúdos apresentados na disciplina. Através dessa metodologia, buscou-se que os discentes pudessem interpretar tridimensionalmente espaços arquitetônicos e compreender sua relação com os demais projetos complementares, tornando mais clara a compreensão de plantas baixas, cortes, fachadas, plantas de locação e detalhes construtivos. Paralelamente a isso, na monitoria também foi dado início ao desenvolvimento da apostila do software CAD, MicroStation, que por possuir poucos materiais didáticos disponíveis, foi vista a utilidade do desenvolvimento de um material didático para facilitar o uso do software pelos discentes. A apostila atualmente está em fase de revisão pelos docentes da disciplina, após sua conclusão, ela poderá ser utilizada pelos alunos de Expressão Gráfica II. Além da produção dos materiais didáticos, com a monitoria de Expressão Gráfica II, buscou-se complementar os momentos criados pelos professores em sala de aula para analisar e discutir os trabalhos desenvolvidos pelos alunos. Na monitoria, planejou-se favorecer a criação de um ambiente favorável para que os alunos exponham suas dificuldades e minimizem suas dúvidas, já que, em comparação às aulas da disciplina, a monitoria é comumente composta por grupos reduzidos, portanto o monitor consegue maior aproximação dos alunos, de modo a criar espaços de diálogo, ensino e aprendizagem. Na monitoria, ao usar modelos virtuais para demonstrar elementos de um projeto, buscou-se contribuir para que os discentes consigam compreender elementos que não são facilmente perceptíveis ao analisar plantas baixas, demonstrando até mesmo erros comuns de representação em 3D para que os discentes possam entender a forma correta de se representar elementos arquitetônicos. Especialmente com projetos complexos, surgem muitos problemas de execução na obra, como incompatibilidades e imprecisões dimensionais. Esses problemas podem ser evitados através de uma análise mais crítica do projeto, compreendendo os espaços arquitetônicos e sua interação com os demais projetos. Segundo Kowaltowski (2006), a complexidade de elementos que compõem a cobertura de uma edificação, poderão dificultar a compreensão da leitura de plantas baixas, já que essa representação é predominantemente composta por projeções ortogonais. Ito (2018), comenta que ao analisar modelos tridimensionais, os discentes conseguem compreender melhor aspectos do projeto, como funcionalidade das circulações, espaços arquitetônicos e sistemas estruturais, conceitos que não são de fácil compreensão ao analisar projetos bidimensionais. Em seu trabalho, De Souza Xavier, et al (2019), alerta que enquanto os alunos estão em constante contato com tecnologias atuais, algumas metodologias de ensino tradicionais não utilizam isso ao seu favor, mantendo o aprendizado pautado em tecnologias mais convencionais. Por questões de limitações de hardware nos laboratórios da instituição, a disciplina de Expressão Gráfica II é ministrada fazendo uso de softwares CAD 2D, que utilizam a metodologia convencional de representação de projetos, ainda muito utilizada nos escritórios de engenharia, sendo assim, importante para que os alunos se familiarizem e consequentemente possam representar o projeto corretamente em qualquer ferramenta. Na monitoria, no entanto, foram aplicadas tecnologias mais avançadas voltadas para a produção de projetos, onde foram utilizados modelos tridimensionais virtuais. Fazendo uma integração com a disciplina, isto permitiu ao aluno uma melhor compreensão volumétrica da edificação, além de estimular e ampliar o aprendizado dos discentes, buscando proporcionar a compreensão das questões de representação bidimensionais e tridimensionais. Acreditamos que esta abordagem de analisar modelos virtuais, facilita a produção de projetos para a disciplina e consequentemente contribui com o desenvolvimento acadêmico e profissional do discente.

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Seção
Engenharia Civil