SlumPE: impactos da extensão universitária no curso de engenharia civil

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Gustavo Tenório de Vasconcelos
Adelly Lorrane Marinho dos Santos
Yêda Vieira Póvoas, Dra

Resumo

A Extensão Universitária, o Ensino e a Pesquisa compõem a base do ensino superior, como sugere a Constituição Federal de 1988, e deveriam ser indissociáveis e ter incentivos proporcionais, mas na prática muitas vezes são tratados sem conexão entre si (SOARES; FARIAS; FARIAS, 2010). Dessa forma, a Extensão tem como finalidade integrar e inserir o aluno na realidade das demandas sociais, tornando-o capaz de se desenvolver profissionalmente, relacionando a teoria e prática, e possibilitando o desenvolvimento de habilidades interpessoais (BRAIDO; CONTO; CERUTTI, 2021). Essas atividades extensionistas são fortalecidas com o mais recente Plano Nacional de Educação – PNE através da Lei n°13.005 que garante a creditação de 10% do total da carga horária curricular para projetos de extensão no ensino superior (BRASIL, 2014). Considerando o maior interesse no desenvolvimento da Extensão dentro das instituições de ensino superior, este trabalho analisou os impactos no curso de engenharia civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE através de um estudo de caso com o grupo de extensão SlumPE durante cerca de 2 anos de atuação. Para isso, foi confeccionada uma linha do tempo da atuação do grupo, realizando-se um mapeamento das atividades com acervo fotográfico das atividades desenvolvidas. Através desse levantamento, identificou-se que o SlumPE teve forte presença nas mídias digitais e, além da equipe de competição, pôde desenvolver atividades que contribuíram para a comunidade de discentes da POLI/UPE através da organização do 1° Simpósio Pernambucano de Estruturas e Fundações com 4 dias de palestras temáticas da área de engenharia e mais de 100 participantes, e o Concretalk, sobre empreendedorismo e carreira que contou com 70 participantes e coletou cerca de 100kg de alimentos doados a uma instituição de caridade durante a pandemia de COVID-19. Mesmo com a paralisação das atividades e restrições ao uso do laboratório, a equipe publicou dois artigos em congresso nacional (ALBUQUERQUE et al., 2020; SANTOS et al., 2020) e manteve-se atuante de forma online, contribuindo com a formação dos discentes da instituição. Dessa forma, pode-se concluir que o SlumPE cumpriu seu papel como atividade de extensão ao contribuir tanto para a formação dos estudantes quanto para a sociedade e a comunidade acadêmica, especialmente da POLI/UPE.

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Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Gustavo Tenório de Vasconcelos, Universidade de Pernambuco

Estudante do curso de engenharia civil na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco e bolsista de iniciação científica com pesquisas voltadas à durabilidade e ao desempenho térmico.