A grande colaboração do monitor na componente curricular Química geral para os alunos das engenharias
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
O projeto apresentado utiliza como instrumento de estudo a componente curricular química geral e seus objetivos, conteúdos ministrados, atividades teóricas e práticas além de explorar a importância da monitoria no ensino da componente curricular, especificamente no período de ensino remoto onde a forma de ministrar os conteúdos mudou drasticamente demandando uma adaptação dos professores e dos alunos às condições apresentadas. A monitoria é um dos programas de apoio ao ensino oferecidos na Universidade de Pernambuco e tem como objetivo promover o auxílio no desenvolvimento de uma disciplina com o intuito de apoiar o ensino e a aprendizagem. Esse Programa abrange diretamente três atores: o professor, o monitor e o aluno. Tendo em vista as considerações sobre a monitoria na modalidade de ensino à distância (EAD), o projeto aprovado pelo Programa de Fortalecimento Acadêmico- PFA 2020, da UPE têm objetivos que giram justamente em torno dessa vertente. O objetivo geral é verificar a importância da presença da monitora no ensino da componente curricular química geral. Como objetivos específicos podemos citar o estudo das adaptações que a monitoria deve considerar na modalidade de ensino à distância, a verificação da utilidade da monitora para os professores da disciplina tendo em vista o número elevado de alunos matriculados, o reconhecimento do impacto da monitoria na vida acadêmica da aluna em questão, a análise do aumento na eficácia no desenvolvimento das atividades pedagógicas pelos professores graças ao apoio da monitora e a revisão da importância da orientação dos professores na atividade da monitoria. Para obtenção de dados completos optou-se por conhecer a importância atribuída à monitoria na prática, onde todas as atividades como a pesquisa de vídeos sobre os assuntos abordados referente aos conteúdos ministrados ou apresentação de lista de exercícios sobre o assunto de cálculos estequiométricos foram realizadas pela monitora e orientados pela professora. A metodologia para a ministração da componente curricular se dividiu em duas partes, a teórica e a prática ambas com participação direta e indireta da monitora. A parte teórica do curso foi organizada com listas de exercícios, debates em 4 fóruns e 2 webquests com os textos e vídeos organizados pelas professoras com auxílio da monitora, já as dúvidas foram postadas no ambiente virtual, na forma de mensagens e remotamente por e-mails respondidos pelas professoras após debates com a monitora. A parte experimental foi acompanhada pelos alunos na forma de apostila (com roteiro sobre os experimentos), vídeos sobre os mesmos, (gravados no laboratório da Escola Politécnica de Pernambuco) e listas de exercícios sobre todos os experimentos juntamente com seus devidos gabaritos. Como um dos principais resultados do projeto é imprescindível citar a excelência na ministração do componente curricular específico química geral, foi possível analisar de perto a grande diferença que a monitoria ofereceu ao prestar auxílio tanto às professoras quanto aos alunos. Um ponto importante para considerar dentre as tantas vantagens alcançadas na realização do projeto é a contribuição da monitoria para o desenvolvimento acadêmico da monitora como também o aprofundamento nos assuntos propostos pela disciplina através das orientações recebidas pelas professoras. Segundo Pereira (2007, p. 75) “o professor desempenha o papel de mediador dos conhecimentos, estabelecendo a relação entre os conhecimentos específicos e a prática pedagógica. Para isso é necessário um acompanhamento sistemático das atividades a serem desempenhadas pelo monitor”. Também deve-se por em questão as dificuldades intensificadas pelo período de ensino totalmente remoto onde todos os agentes principais do processo educacional foram obrigados a se adaptar abruptamente a um sistema muito diferente do usual e isso serviu como um grande diferencial para este projeto. O referencial teórico apresentado forneceu a sustentação conceitual para a realização da pesquisa, permitindo alcançar os objetivos propostos mesmo com o diferencial do ensino à distância. Todas as dificuldades enfrentadas durante o processo serviram como observações para melhorias futuras tanto das professoras como da monitora. Notou-se que os alunos valorizam a presença do monitor dentro do ambiente acadêmico, seja este físico ou virtual, principalmente em disciplinas em que ocorrem aulas práticas, com resoluções de exercícios como, a própria química geral e as disciplinas da área de tecnologia por exemplo. Ficou evidente que em disciplinas com estas características é importante a presença do monitor. Sintetizando as informações podemos dizer que o monitor repassa aos alunos o que aprendeu quando foi aluno e pratica a atividade docente. O aluno tem uma possibilidade a mais de aprender o conteúdo, de reforçar tudo aquilo que está sendo lecionado pelo professor, ou seja, existem vantagens em todos os aspectos, principalmente no período remoto com disponibilidade expandida dos monitores pela maior flexibilidade de horários.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Edição
Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)