Divulgação de audiovisuais de caráter educativo em plataformas de acesso remoto e sua manutenção

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Letícia Oliveira
Ruben Carlo Benante
Márcia Rejane Macedo
Emilia Kohlman Rabbani

Resumo

O projeto “Divulgação de audiovisuais de caráter educativo em plataformas de acesso remoto e sua manutenção” aprovado com bolsa pelo Edital PDTE 2021 da CSEC/POLI, traz como objetivo a disseminação de conteúdos audiovisuais de caráter educativo relacionados a internacionalização da Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) da Universidade de Pernambuco em plataformas digitais, além da manutenção do site da Assessoria de Relações Internacionais - ARI/POLI e das mídias sociais, relatando com isso as devidas ações realizadas no último ano. Diante do cenário pandêmico atual, pela necessidade de propagação de conteúdos educativos e a continuidade de projetos de extensão anteriores com o foco na promoção da internacionalização dentro da POLI, a ARI/POLI buscou formas de ampliar e melhorar seu trabalho junto à comunidade acadêmica por meio de divulgações de conteúdos, dentre elas o quadro #VocêSabia realizado com edições de artes pelo Canva e posterior publicação em redes sociais como Telegram (Ari Poli. 2021a), Instagram (Ari/Poli, 2021b), Facebook (Ari Poli Upe. 2021c) e o site atual (Assessoria de Relações Internacionais. 2021d). O quadro traz fatos e curiosidades da pauta global na Universidade e seus convênios com universidades parceiras. Além disso, foram realizadas entrevistas, divulgadas em formato de vídeo no YouTube (International Poli. 2021e) com alunos que já tiveram a experiência da mobilidade a fim de esclarecer dúvidas sobre seus respectivos períodos de estudo no exterior, e criações de conteúdos audiovisuais educativos, com edições por aplicativos como o KDEnlive e o Movie Maker, tratando de assuntos de caráter didático sobre o funcionamento dos processos de mobilidade acadêmica. Ademais, foi realizado um esforço de atualização do novo site da ARI através da plataforma de WordPress com o objetivo de torná-lo mais moderno e acessível, dando continuidade com sua devida manutenção e tradução, para ampliar a adesão de mais alunos internos e externos nas possibilidades de ações internacionais na universidade. A utilização das mídias sociais como plataforma de divulgação do projeto, num ano em que o isolamento social contribuiu para o aumento na utilização desses meios de comunicação, se mostrou um sucesso com o aumento de alcance do público alvo aos conteúdos desenvolvidos. Houve um crescimento dos acessos do público às informações nas mídias em cerca de 65% desde o início do ano, obtendo recordes de visualizações nos conteúdos, além de feedbacks positivos dos discentes e docentes por via de redes sociais, e-mail e site, o que contribui para a ampliação do número de interessados que possam aderir aos processos de mobilidade acadêmica, conseguindo também promover as práticas de internacionalização na POLI. Segundo Aguiar e Silva (2010), utilizar destes meios de mídias sociais para divulgar a ciência à sociedade seria uma evolução coletiva do conhecimento, pois elas estão presentes em grande parte da comunidade acadêmica atual. Assim, é perceptível a ARI/POLI com a missão de promover a Escola Politécnica a nível internacional e estimular a prática de intercâmbio de conhecimentos entre alunos e professores brasileiros e estrangeiros, conquistando-se um público maior em uma plataforma de divulgação remota adaptado ao cenário atual. Tendo o presente estudo com ações voltadas para aplicabilidade de práticas humanizadoras e tecnológicas de nível mundial, espera-se conseguir um maior alcance de pessoas do corpo acadêmico participando dessa comunidade de práticas internacionais, além de divulgação para facilitar os processos de mobilidades acadêmicas, que até então não eram tão conhecidos entre os integrantes da Universidade, deixando mecanismos facilitadores mais modernos e acessíveis.

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Seção
Engenharia Civil