O olhar do estudante de engenharia sobre a prática pedagógica docente no período letivo suplementar 2020.

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Clarissa Perruci Farias
Arthur Wanderley Ferreira dos Santos
Anna Lúcia Miranda Costa
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani

Resumo

O mundo assistiu à instauração da pandemia em razão da Covid-19 no início do ano de 2020, o que provocou mudanças estratégicas em todos os setores, principalmente na ação educativa. Em resposta à demanda instalada, a Universidade de Pernambuco (UPE) implementou em julho daquele ano o Período Letivo Suplementar (PLS), com aulas exclusivamente remotas. Ainda que surpreendidos com as novas circunstâncias, o professorado e a equipe gestora de cada unidade educacional da UPE se dispuseram a ressignificar a prática pedagógica docente, elaborando possíveis estratégias metodológicas favoráveis ao aprendizado do estudante. Comprometida com a qualidade do ensino ofertado, a Escola Politécnica de Pernambuco (POLI) viabilizou através da coordenação do Núcleo de Apoio Psicopedagógico Inclusivo (NAPSI) a quinta edição de uma ação denominada Avaliação da Prática Pedagógica Docente. Tratou-se de uma estratégia legitimada pelo protagonismo dos indivíduos envolvidos no ato educativo, tendo em vista uma avaliação definida como o ato de investigar a qualidade do seu objeto de estudo, de forma a subsidiar a criação de estratégias pedagógicas favorecedoras do ensino e aprendizagem (LUCKESI, 2011; MERELLANO-NAVARRO, 2021). Para este estudo se estabeleceu como objetivo o de avaliar a prática pedagógica docente durante o PLS em apenas dois quesitos: metodologia desenvolvida pelo professorado e o nível de adaptação ao modelo remoto por parte do estudante. Foi feito uma análise de um recorte de dados obtidos através do questionário aplicado em novembro de 2020 pela Comissão Própria de Avaliação (Avaliação Institucional da UPE). Do total dos respondentes, 220 foram identificados como estudantes da POLI e considerados como participantes deste estudo. Os resultados mostraram que 41,81% dos respondentes afirmaram estar satisfeitos com a metodologia desenvolvida durante o PLS, enquanto 47,71% afirmaram adaptação satisfatória ao modelo remoto proposto. Ainda que merecedores de análises mais aprofundadas considerando a possibilidade de discussões que ofereceram, estes resultados subsidiaram encontros com coordenadores e professores com pautas relacionadas ao planejamento do período letivo subsequente. Sendo assim, a ação avaliativa proposta evidenciou o significativo reconhecimento da ação de Avaliação da Prática Pedagógica Docente e a necessidade de desenvolver estudos futuros a partir da viabilização de novas edições, em acordo com o que apontou Janela-Afonso (2009) ao definir avaliação como um dispositivo pedagógico, com objetivos de caracterizar as práticas pedagógicas vivencias no desenvolvimento de técnicas pedagógicas que aprimoram o ensino e aprendizagem.

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Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia