A prática e a vivência no ensino em disciplina de projeto – Estágio Supervisionado da Docência

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Amanda De Morais Alves Figueira
Bianca M. Vasconcelos

Resumo

Os estágios supervisionados são fundamentais para a formação dos docentes do ensino superior, pois, para profissionais que realmente desejam se preparar para os desafios profissionais, esse é um processo de aprendizagem necessário que deve percorrer toda a formação acadêmica e estimular os estudantes a conhecerem espaços educativos entrando em contato com a realidade sociocultural da população e da instituição (PIMENTA E LIMA, 2008). Ao se preparar para a prática em sala de aula, o estágio se configura como uma possibilidade de estabelecer uma conexão entre a teoria e a prática, e de compreender a realidade da profissão que opta por se engajar. Além disso, a eficiência de aprendizagem adquirida com a experiência é mais eficaz, tanto é que se torna muito mais comum ao estagiário lembrar-se de atividades durante o percurso do seu estágio do que das atividades que realizou em sala de aula enquanto aluno (SCALABRIN E MOLINARI, 2013). Entende-se que a atividade do estágio docente propicia a experimentação da rotina acadêmica e um maior entendimento acerca das atividades realizadas por um docente, possibilitando ainda uma grande interação com os alunos de graduação. O estágio à docência na disciplina Arquitetura teve como objetivo desenvolver no aluno a prática em ministrar assuntos relacionados à área. A metodologia de ensino da disciplina é baseada em metodologias ativas, na educação construtivista. Para tanto, foram estudados os conteúdos programáticos e o plano curricular da disciplina. Em seguida, houve participação direta, por meio de apresentações, aulas e atividades de orientação, sob supervisão da professora, bem como auxílio na aplicação e colaboração na correção dos exercícios escolares. Como resultados, compreende-se que o estágio além de ajudar a desenvolver a habilidade para o exercício da docência, contribuiu no aperfeiçoamento a capacidade de transmitir de forma clara e objetiva os assuntos destinados para a turma. Possibilitou também, a vivência da prática de preparação de aulas, orientações e experiências inovadoras, como a gamificação de um determinado assunto. Além disso, foram adquiridas habilidades referentes a técnicas de ministração e desenvolvimento da capacidade de transmitir conhecimentos a grandes grupos através de técnicas de oratória, preparação de aulas, orientações em didáticas práticas e a compreensão do processo de ensino e aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil
Biografia do Autor

Amanda De Morais Alves Figueira, Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (UPE - POLI)

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Faculdade de Ciências Humanas Esuda (2016). Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo. Pós - graduanda na área de Engenharia de Segurança do Trabalho na Universidade de Pernambuco UPE/POLI (2017/2018). A iluminação integrada ao projeto de acessibilidade informacional visando a prevenção de acidentes.; Componente do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho. Atualmente, é mestranda em Engenharia Civil, pela Escola Politécnica de Pernambuco (PEC/UPE) vinculado como pesquisadora do Laboratório de Segurança e Higiene do Trabalho (LSHT) da Universidade de Pernambuco, com a linha de pesquisa direcionada em Engenharia de Segurança do Trabalho na Construção Civil.

Bianca M. Vasconcelos, Escola Politécnica de Pernambuco da Universidade de Pernambuco (UPE - POLI)

Arquiteta e Urbanista (2006) pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE, Engenheira de Segurança do Trabalho (2009) e Mestre em Engenharia Civil (2009) pela Universidade de Pernambuco - UPE, e Doutora em Engenharia Civil (2013) pela Universidade do Porto / Portugal, com diploma revalidado na Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ. Atualmente é Professora Adjunta da Universidade de Pernambuco - UPE e líder do grupo de pesquisa cadastrado no CNPq - Ergonomia, Higiene e Segurança do Trabalho. É Coordenadora Adjunta do Colegiado do Comitê de Ética em Pesquisa - CEP, docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil e membro do Núcleo Docente Estruturante do curso de graduação em Engenharia Civil, da UPE. Tem atuação em Acessibilidade e Tecnologias Assistivas, BIM, Ergonomia, Prevention through Design (PtD), Segurança na Construção, Tecnologias Imersivas.