Dinâmica de Opinião Contínua em Redes Complexas

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Adriane Avací da Silva Brito
André Luis da Mota Vilela

Resumo

( X )  Iniciação científica
Com os avanços da Física e dos métodos computacionais nas últimas décadas, vários problemas do mundo real puderam ser tratados como sistemas complexos. Em particular, com o auxílio de redes complexas, os cientistas conseguiram modelar os principais aspectos de sociedades reais e mercados financeiros. Assim, é possível investigar a dinâmica de interação entre os agentes sociais, onde um dado fenômeno social pode ser entendido como resultado da interação entre os indivíduos, que se influenciam mutuamente. Esse comportamento coletivo dos indivíduos em uma sociedade é objeto de estudo da Sociofísica, área multidisciplinar da Física que faz uso de métodos analíticos e simulações de modelos matemáticos, extraindo padrões através da análise estatística de dados. Dentre os modelos aplicados na Sociofísica, está o modelo do voto da maioria. Em sua forma original (OLIVEIRA, 1992), a sociedade é representada como uma rede quadrada, onde cada agente social ocupa um nó e interage com seus vizinhos mais próximos. Assim, diante de um determinado evento social, cada indivíduo pode manifestar-se contra ou a favor da opinião da maioria dos seus vizinhos, que compõem sua rede de contatos sociais, expressando sua decisão através da variável de opinião σ, que pode assumir o valor de -1 ou +1. Como resultado da influência exercida por eles, um indivíduo tende a concordar com a maioria de seus contatos influentes com probabilidade (1 - q), onde a variável q representa um ruído social, quantificando a resistência em concordar com a maioria. Embora o modelo do voto da maioria em rede quadrada possua alta aplicabilidade (LIMA, 2013; VILELA et al., 2009, 2012, 2018), em sociedades reais, a rede de contatos sociais pode se organizar de diversas maneiras, como em grafos aleatórios e redes livres de escala. Tais disposições geométricas também influenciam na dinâmica de interação entre os indivíduos. Neste trabalho, propusemos uma adaptação do Modelo do Voto da Maioria para um rede aleatória contínua (CLAUDINO et al., 2013), onde os indivíduos são dispostos de forma aleatória, e que permite a interação de cada agente social apenas com os que estão dentro de um círculo com dado raio R, possibilitando a formação de bolhas sociais. Realizamos simulações Monte Carlo e calculamos as grandezas físicas que caracterizam a ordem (desordem) do sistema em função do grau de ruído social q: parâmetro de ordem, susceptibilidade magnética e cumulante de Binder de quarta ordem. Observamos que o sistema apresenta um conjunto de valores para o ruído crítico - capaz de desordenar a opinião predominante em uma sociedade - que depende dos parâmetros da rede complexa investigada.
Palavras-chave: Sociofísica; Redes Complexas; Fenômenos Críticos; Transições de Fase.
Referências 
CLAUDINO, E. S.; LYRA, M. L.; GLERIA, I.; CAMPOS, P. R. Adaptive evolution on a continuous lattice model. Physical Review E, v. 87, n. 3, p. 032711, 2013.
OLIVEIRA, M. J. de. Isotropic majority-vote model on a square lattice. Journal of Statistical Physics, Springer, v. 66, n. 1, p. 273–281, 1992.
LIMA, F. Majority-vote model with heterogeneous agents on square lattice. International Journal of Modern Physics C, World Scientific, v. 24, n. 11, p. 1350083, 2013.
VILELA, A. L.; MOREIRA, F. B. Majority-vote model with different agents. PhysicaA: Statistical Mechanics and its Applications, Elsevier, v. 388, n. 19, p. 4171–4178, 2009.
VILELA, A. L.; MOREIRA, F. B.; SOUZA, A. J. Majority-vote model with a bimodal distribution of noises. Physica A: Statistical Mechanics and its Applications, Elsevier, v. 391, n. 24, p. 6456–6462, 2012.
VILELA, A. L.; STANLEY, H. E. Effect of strong opinions on the dynamics of the majority-vote model. Scientific reports, Nature Publishing Group, v. 8, n. 1, p. 1–8, 2018.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Física de Materiais