Análise da permeabilidade e resistência do pavimento revestido com piso intertravado permeável

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ana Karla Batista da Silva
Jaime Joaquim da Silva Pereira Cabral
José Orlando Vieira Filho
Mariana Lobo Marchioni
Maria Cristina Alves de Lima

Resumo

Os pavimentos permeáveis consistem em soluções inovadoras e sustentáveis, que contribuem para a retomada da permeabilidade dos centros urbanos, evitando a ocorrência de alagamentos e favorecendo o desenvolvimento de cidades mais resilientes. Segundo Almeida (2017), o sistema de pavimentação permeável deve apresentar as mesmas camadas constituintes do pavimento convencional, entretanto, este tipo de pavimento deve ser composto por materiais com características pré-determinadas e deve ser executado de modo que possa apresentar eficiência em termos mecânicos e hidráulicos, simultaneamente. A forma correta de avaliar o desempenho de um pavimento permeável e garantir que ele irá contribuir com a diminuição do escoamento superficial de água, é medindo a velocidade de infiltração de um volume conhecido de água, ou seja, determinando-se o seu coeficiente de permeabilidade (PR-2, 2016). Diante desse contexto, essa pesquisa busca analisar a permeabilidade e a resistência dos pavimentos permeáveis implantados no estacionamento da Escola Politécnica (POLI/UPE).
Para tanto, foram implantadas 02 vagas de estacionamento, com área aproximada de 25m² e uma estrutura composta por: manta geotêxtil não-tecido R-16; camada de base (47cm) em brita reciclada (E1) e brita convencional (E2); lona plástica; camada de assentamento (5cm) em pedrisco; meio-fio em concreto (0,10 x 0,50 x 0,20) m e revestimento em intertravado retangular permeável (0,10mx0,20mx0,08m). A metodologia construtiva adotada para execução das pistas experimentais atende às diretrizes especificadas pela NBR 15953 (ABNT, 2011) e    compreendeu a implantação de 03 etapas: serviços preliminares, terraplenagem e pavimentação. No geral, as peças de concreto permeáveis são constituídas por cimento, pedrisco e água, com ausência de agregado miúdo, e apresentam uma resistência mecânica minima recomendada de 20MPa para tráfego leve. No entanto, Yang e Jiang (2002) apontam que as propriedades mecânicas do concreto poroso podem ser melhoradas através de agregados selecionados, aditivos e polímeros orgânicos. A determinação da resistência à compressão das peças analisadas (18 peças) foi realizada conforme o procedimento estabelecido pela NBR 9781 (ABNT, 2013). Quanto à permeabilidade foram realizados ensaios em três pontos distintos, de cada uma das estruturas analisadas (E1 e E2). Os resultados apresentaram uma resistência à compressão estimada (fpk) de 11,84MPa da peça de intertravado. Os coeficientes de permeabilidade do pavimento determinados para as estruturas com base reciclada (E1) apresentaram um valor médio da ordem de 2,78x10-3m/s, enquanto que para as estruturas com base convencional (E2), foi encontrado um valor médio de       2,45x10-3m/s. Conclui-se que, apesar da resistência encontrada para algumas peças ensaiadas ser superior a 20MPa, a resistência à compressão estimada foi inferior ao mínimo recomendado. A permeabilidade das estruturas de pavimentos analisadas não apresentaram variação significativa e todos os valores estão em conformidade com os parâmetros normativos (>10-3) estabelecidos pela NBR 16416 (ABNT, 2015).
 
 
Palavras-chave: Pavimentos permeáveis; Intertravado; Permeabilidade; Resistência.
 
Referências
 
ALMEIDA, N. Análise de viabilidade técnica para utilização de resíduos de construção e demolição no subleito e na base de um pavimento em concreto permeável. 2017. 148 p. Dissertação (Mestrado do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil) – Escola Politécnica de Pernambuco, Universidade de Pernambuco, Recife, 2017.
 
ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. ABNT NBR 9781: Peças de concreto para pavimentação – Especificação e métodos de ensaio. Rio de Janeiro: ABNT, 2013.
 
______. NBR 15953: Pavimento intertravado com peças de concreto — Execução. Rio de Janeiro: ABNT, 2011.
 
______. NBR 16416: Pavimentos permeáveis de concreto - Requisitos e procedimentos. Rio de Janeiro: ABNT, 2015.
 
PRÁTICA RECOMENDADA PR-2. Sistemas Construtivos Pavimentos Permeáveis. Conceitos e Requisitos para Pavimentos Intertravado Permeável. Disponível em: https://abcp.org.br/wp-content/uploads/2016/01/PR2_Conceitos_requisitos_ pav_permeavel.pdf. Acesso em: 05 set. 2021.
 
YANG, J.; JIANG, G. Experimental study on properties of pervious concrete Pavement materials. Cement and Concrete Research, v.33, Beijing, China, 2002, p.381-386.
 
 

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil