Percepção do discente a cerca das metodologias ativas de ensino empregadas em disciplina de projeto no curso de Engenharia Civil

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Isabela Farias Justino da Silva
Bianca M. Vasconcelos

Resumo

A metodologia ativa de ensino é caracterizada no estímulo do discente para que o mesmo faça parte diretamente do processo de aprendizado, como protagonista de seu conhecimento e responsável pela construção ativa de seus objetivos. O sistema educacional atual, segue o modelo da perspectiva pedagógica, no qual o professor é o foco do processo, e este modelo de ensino encontra-se presente em escolas, universidades e diferentes práticas educativas existentes. Segundo Jean Piaget (1975), uma verdade que é reproduzida é uma semiverdade, e que o real objetivo da aprendizagem não é saber repetir ou conservar verdades acabadas. O construtivismo aparece nesse contexto com o intuito de atender aos requesitos e transformações sociais  presentes e futuras. Por isso, a escola deve auxiliar o desenvolvimento do conhecimento com os alunos, de forma reflexiva e crítica. Jófili (2002) considera que o professor tem como papel garantir um ambiente no qual os estudantes sejam capazes de criar e refletir sobre suas ideias, aceitando que outros indivíduos expressem diferentes perspectivas das suas, mas que também são válidos, podendo assim avaliar a relevância dessas ideias, comparando-as com teorias apresentadas pelos professores. Com isso, a metodologia ativa inverte a abordagem tradicional, colocando o aluno como protagonista da aprendizagem, estimulando-o a sair da estagnação durante as aulas. Um bom exemplo do uso da metodologia ativa na educação pode ser percebido no ensino através de projetos, pois os livros didáticos, bastante comuns na rotina escolar, não estimulam os aprendizes a pesquisar e a usar procedimentos de construção do conhecimento (PEREIRA et al., 2011). Da mesma forma, o ensino através de projeto pode resultar numa fácil forma de contextualização dos conteúdos e no desenvolvimento de competências e habilidades (SILVA et al., 2008), atuando desde o nível lúdico até o real. A pesquisa em questão tem por objetivo principal avaliar a percepção dos discentes durante o emprego de metodologias ativas de ensino-aprendizagem no desenvolvimento de projeto na disciplina Arquitetura do curso de Engenharia Civil. Para tanto, foram reelaborados dois questionários, transformados do formato físico para o digital, evitando o reconhecimento dos alunos, compostos majoritariamente por respostas fechadas e apenas um campo aberto para dissertar. Esses questionários são voltados aos alunos que estão matriculados e cursando a disciplina Arquitetura do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco – POLI/UPE. Devido ao contexto atual do mundo e a necessidade de mudança no formato da disciplina, do modo presencial ao modo remoto, o projeto foi reestruturado. Logo, o projeto de pesquisa foi submetido novamente ao CEP (Comitê de Ética em Pesquisa) da Universidade de Pernambuco. Após a aprovação, iniciou-se a aplicação do primeiro questionário no meio do curso da disciplina. Houve 58 participantes, e a partir de suas respostas, pôde-se constatar que 37,9% dos estudantes preferem uma combinação entre as abordagens de ensino construtivistas e tradicionais. O mesmo percentual de estudantes acredita que a correspondência entre teoria e prática é pouco desenvolvida dentro do curso de Engenharia Civil e mais de 80% dos estudantes esperam constituir habilidades necessárias para o meio profissional e conseguir lidar com situações reais no âmbito de projetos ao final da cadeira de Arquitetura. O segundo questionário está sendo aplicado ao final do semestre letivo corrente, com a finalidade de acompanhar a opinião dos alunos em relação à metodologia empregada. Apesar de ainda estar em andamento, a pesquisa se mostra como uma oportunidade da equipe de docentes e monitores em conhecer as expectativas, objetivos e anseios dos estudantes, possibilitando a melhoria contínua do processo de ensino-aprendizagem, de forma a impactar na construção de habilidades importantes ao futuro profissional, como a proatividade, o senso crítico e a capacidade de solucionar problemas.
 
 
Palavras-chave: Abordagem ativa; Teoria construtivista; Ensino de projeto.
 
Referências
 
JÓFILI, Zélia. Piaget Vygotsky, Freire e a construção do conhecimento na escola. Educação: Teorias e Práticas. v. 2, n. 2, p, 191-208, dez 2002.
 
PIAGET, J. Para onde vai a educação? Rio de Janeiro: Livraria José Olympio Editora, 1975.
 
PEREIRA, Marsilvio Gonçalves; ROCHA, Gewerlys Stallony Diego Costa da; BARBOSA, Alessandro Tomaz. Projetos de ensino: possibilidades para ensinar e aprender em ciências e biologia. In: V Colóquio Internacional “Educação e Contemporaneidade”. São Cristóvão – SE, 2011. Anais... São Cristóvão, 2011. Disponível em: <http://www.educonufs.com.br/vcoloquio/>. Último acesso em: 01 de setembro de 2021.
 
SILVA, Petronildo Bezerra da; BEZERRA, Vilma Sobral; GREGO, Ailton; SOUZA, Lúcia Helena Aguiar de. A Pedagogia de Projetos no Ensino de Química - O Caminho das Águas na Região Metropolitana do Recife: dos Mananciais ao Reaproveitamento dos Esgotos. Química Nova Na Escola, n. 29, ago. 2008. Disponível em <http://qnesc.sbq.org.br/online/qnesc29/04-RSA-0307.pdf>. Último acesso em: 05 de setembro de 2016.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil