Análise do impacto da pandemia de COVID-19 no consumo de água em shopping center

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ANA PAULA DE LIMA BORGES
SIMONE ROSA DA SILVA

Resumo

Em 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde declarou o COVID-19 como uma pandemia global e incentivou os países a tomarem as medidas apropriadas para mitigar a sua propagação (WHO, 2022). Este surto e o crescente aumento do número de casos confirmados da infecção, forçaram os governos a aplicar protocolos de segurança rigorosos e medidas de distanciamento mais severas durante os estágios iniciais da pandemia, sendo uma das consequências o fechamento temporário dos estabelecimentos comerciais do tipo shopping center (ADESANYA, 2020; JEONG et al., 2020). A disseminação da pandemia de COVID-19 e as medidas restritivas de isolamento social ocasionaram mudanças em diferentes aspectos sociais, principalmente no padrão do consumo de água nas edificações. Este trabalho tem como objetivo demonstrar o impacto da pandemia de COVID-19 no consumo de água em um Shopping Center do Recife, Pernambuco. Os dados de consumo de água e o número de usuários do shopping no período de 2012 a 2022 foram coletados e analisados no estudo, para verificar a diferença no consumo antes e depois da pandemia. Foram considerados os históricos relativos aos consumos de água obtidos da concessionária e cedidos pelo shopping. O uso de outras fontes de abastecimento (carro-pipa e poços) foram descartadas, devido a inexistência de periodicidade na aquisição dos carros-pipas e uso exclusivo dos poços para a irrigação de jardins. O consumo médio mensal (m³/mês) foi calculado para cada ano, com ressalva para o ano de 2022, que por ainda estar em andamento, foram considerados os oito meses de consumo disponibilizados pelo shopping. O impacto da pandemia no consumo de água do shopping foi observado pelo cálculo da média de consumo pré e pós-COVID-19. A média do consumo antes da pandemia considerou o período de janeiro de 2012 a fevereiro de 2020 e a média após a pandemia considerou o período de março de 2020 a agosto de 2022. Para a análise dos dados, foi utilizada estatística descritiva no cálculo da média e variância. O consumo médio do shopping passou de 20.973 m³/mês antes da pandemia para 16.214 m³/mês após a pandemia. O número médio de usuários do shopping passou de 1.651.273 pessoas/mês antes da pandemia para 1.212.845 pessoas/mês depois da pandemia. Os resultados indicaram que ocorreu a redução de 22,69 % no consumo de água quando comparado com o período anterior à pandemia, assim como ocorreu a redução 22,55% no número de pessoas/mês que visitaram o shopping. No geral, os dados mensais combinados revelam o impacto imediato do COVID-19 durante os meses de março a julho de 2020, representado por um declínio no consumo de água, à medida que as medidas de bloqueio se tornaram mais rigorosas. Por outro lado, o consumo de água geral permaneceu mais baixo em 2020 a 2022 em comparação com os anos anteriores, possivelmente refletindo o impacto mais amplo do COVID-19 na atividade econômica que a edificação de tipologia shopping center representa.  Diante do exposto, a metodologia usada neste estudo pode ser aplicada para avaliar os impactos do COVID-19 ou eventos semelhantes no consumo de água para outras tipologias de edificações. Além disso, os dados em que mostra o consumo de água anual para o período 2012–2022, indica que o consumo de água foi mais alto em 2012 e depois diminuiu ligeiramente em 2013, correspondendo a uma redução de aproximadamente 14%, motivada pela implantação de dispositivos economizadores de água em 18 banheiros do shopping. A média do consumo de água se mantém entre o período de 2013 até 2020. A redução do consumo de água no setor comercial foi comprovada diante da queda sofrida a partir março de 2020 até os dias atuais e corrobora com o estudo realizado por Shanableh et al. (2022).

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Seção
Engenharia Civil