Desenvolvimento de Modelos de Visualização de Dados para Acompanhamento de Fenômenos Educacionais

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Pamella Letícia Silva de Oliveira
ALEXANDRE MAGNO ANDRADE MACIEL
Rodrigo Lins Rodrigues

Resumo

O ensino à distância tem sido consolidado entre os estudantes, devido aos benefícios desta modalidade. Com isso, também foi impulsionado, o desenvolvimento da capacidade de captura de dados sobre vários aspectos das experiências de aprendizagem, realizada por meio da coleta de "pegadas" digitais, que os alunos deixam ao interagir com a tecnologia (MATCHA et al. 2019). Para isso, muitos estudos vêm utilizando o campo de Learning Analytics (LA) para a coleta, a análise e a transformação desses dados em informações valiosas sobre os alunos (ALVES et al. 2018). Além disso, uma das maneiras mais eficazes de apresentar essas informações é por meio de visualizações (ALVES et al. 2018). No entanto, ainda existem muitos aspectos que devem ser considerados para garantir visualizações eficazes. Em Valle et al. (2021), os autores mencionam que uma das dificuldades para uma implementação bem sucedida de Learning Analytics Dashboards (LADs), é o uso limitado de teorias de aprendizagem para orientar o design e a implementação. A partir desse cenário, essa pesquisa tem como objetivo identificar características e lacunas na literatura acerca dos trabalhos que apresentam modelos de visualizações no contexto educacional, e desenvolver visualizações eficientes para acompanhamento de fenômenos educacionais. Para isso, inicialmente, foi realizada uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) para identificar características e lacunas acerca do tema aqui abordado.  Em seguida, será analisado os diferentes tipos de visualização para determinadas variáveis. Por fim, modelos de visualização serão desenvolvidos e avaliados por usuários. Os primeiros resultados desta pesquisa foram obtidos por meio da RSL, onde foi identificado lacunas na literatura. Com isso, almeja-se que os modelos de visualização construídos preencham as lacunas e contribuam com os alunos e os professores no acompanhamento de dados referentes a fenômenos educacionais melhorando o processo de ensino-aprendizado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia da Computação e Sistemas