Adaptação do ensino no formato remoto: estudo de caso no estágio de docência da disciplina de Fundamentos de Geologia
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Resumo
A partir da descoberta da COVID- 19 foi necessária uma adaptação no formato de vida global. Sabendo que esta doença possui um alto índice de transmissibilidade e um quantitativo elevado de óbitos a Organização Mundial de Saúde (OMS) orientou que suspendessem as aulas em formato presencial a partir de março de 2020. Porém, apesar de não poder promover as aulas em formato presencial, o ensino não poderia parar por muito tempo, sendo preciso adotar estratégias de ensino em formato virtual. Entretanto, a necessidade urgente foi desafiadora, tanto para os professores, quanto para os alunos, visto que era necessário se readaptar, atender as demandas e manter um ensino de qualidade, (SANTOS, SILVA E BELMONTE, 2021). Desta maneira, o objetivo deste trabalho foi descrever as habilidades promovidas no estágio de docência pela necessidade de adaptação ao ensino remoto no período da pandemia da COVID 19. Esta mudança proporcionou aos alunos que participaram do estágio de docência, a necessidade de ampliar o conhecimento tecnológico e buscar formas didáticas de manter a atenção e a participação dos alunos, através da realização de várias atividades, referentes aos assuntos abordados em sala de aula. A participação nas atividades também ajudou a construir um comprometimento (BRIDI e MERCURI, 2000), contribuindo para a satisfação com o curso, melhoria da liderança, facilidade de relacionamento entre os alunos e desenvolvimento intelectual, (FIOR e MERCURI 2009). No decorrer do estágio à docência da disciplina de Fundamentos da Geologia da Escola Politécnica de Pernambuco, foi aprimorado o conhecimento na apresentação de aulas, elaboração e correção de atividades e acompanhamento da frequência dos alunos. Esta análise se deu em duas turmas (manhã e noite) por período, na disciplina de Fundamentos de Geologia ministrada no curso de Engenharia Civil, considerando os períodos de 2021.1 e 2022.2. Foram realizadas 11 atividades no google forms em cada turma no período de 2021.1 e 13 atividades também no google forms nas turmas de 2022.2. Foi possível verificar que o aproveitamento dos alunos nestes períodos foi bem expressivo, porém as turmas do turno da manhã obtiveram um melhor aproveitamento, atingindo uma taxa de 93,40%, comparado com as turmas da noite que obteve 89,30%, de participação nas atividades. Com isso, pode-se concluir que o modelo de atividades no google forms atendeu as necessidades dos alunos e do professor e que os desafios do dia a dia são extremamente importantes para alcançar um bom conhecimento, sendo que a prática do estágio à docência proporcionou também aos alunos um diferencial ao iniciar uma possível carreira docente.
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Seção
Engenharia Civil