Uma abordagem para avaliação de conflitos em equipes de software

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Aline Ferreira Barbosa
Maria Lencastre

Resumo

[Background] As pessoas têm experiências, valores, opiniões e formas diferentes de realizar tarefas, o que pode levar a divergências; os conflitos são inerentes às relações humanas e, por consequência, às equipes de trabalho. Na literatura, no contexto de equipes de trabalho, vários modelos buscam explicar e prever o comportamento individual e das equipes; em geral, esses modelos utilizam estruturas que auxiliam na compreensão da relação entre seus componentes, dando suporte para que as organizações estabeleçam ações visando a melhoria dos processos de trabalho e seus resultados. [Problema] No ciclo de desenvolvimento de software, os conflitos são inevitáveis e podem ocorrer em qualquer estágio; se não forem bem administrados, tendem a gerar resultados adversos, maiores despesas financeiras e aumento de tempo em projetos. Porém, na área de Engenharia de Software identifica-se uma ausência de estudos propositivos no que se refere à construção e validação de abordagens que integrem medidas capazes de capturar a percepção sobre os conflitos em equipes de gerenciamento de software e orientem na sua forma de gerenciamento. [Objetivo] Nesta proposta de tese, pretende-se criar uma abordagem para as organizações avaliarem a maturidade de suas equipes quanto à sua forma de lidar com conflitos, assim como também orientá-las para a aplicação de estratégias para melhorar esse tratamento. [Método] inicialmente, foi realizada uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) para verificar o estado da arte sobre conflitos e sua gestão no desenvolvimento de software, a partir da qual foram criadas redes gráficas para ajudar a entender os principais conceitos identificados na RSL e seus relacionamentos, sendo formandas 4 categorias: funcionário, equipe, organização e gestão de conflitos. As próximas etapas incluem uma análise dos modelos consolidados de trabalho em equipe de software, e sua correlação com as redes de categorias identificadas a partir da RSL, no contexto de conflitos. A partir dessa análise será construída uma abordagem para identificar o nível de maturidade de uma equipe de desenvolvimento de software em termos de tratamento de conflitos; esta avaliação inclui uma análise das formas aplicadas de prevenção e gestão de conflitos e variáveis que apontam para altos impactos no sucesso do projeto. Por fim, a abordagem será validada. [Resultados esperados] Uma abordagem que apoia a avaliação de maturidade de gestão de conflitos em equipes de software. Para isso, será necessário o uso de uma escala de medidas que considere a percepção dos indivíduos quanto à sua interação divergente, níveis de intensidade de oposição, características do episódio de conflitos como frequência, duração, estágio (latente, percebido, sentido e manifesto) e respostas emocionais. [Conclusões] A abordagem proposta visa criar um instrumento que possa ajudar a acompanhar equipe durante o ciclo de vida de desenvolvimento de software, apoiando os gerentes a ter maior consciência do que pode estar ocorrendo, para assim eles poderem coordenar as equipes de formas mais adequadas.

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Seção
Engenharia da Computação e Sistemas