Revisão Sistemática de Literatura orientada a formação Stricto Sensu em Engenharia Civil relato de experiência de ensino

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Maria Conceição da Costa Silva
Emilia Rahnemay Kohlman Rabbani
Caio Victor Souza Abreu de Vasconcelos
Marília Bezerra Tenório Cavalcanti
Maria Cristina Alves de Lima

Resumo

O mapeamento da literatura se configura como uma etapa comum na pesquisa científica, visando identificar características e lacunas de pesquisa nas diversas áreas de estudo. Durante a pesquisa, a qualidade do levantamento e da sistematização do estado da arte relaciona-se diretamente com uma maior ou menor compreensão do pesquisador sobre seu tópico de pesquisa (BOOTE; BEILE, 2004). A Revisão Sistemática de Literatura (RSL) é um método robusto para o resgate e análise crítica de publicações de pesquisas primárias visando responder a uma questão específica através da síntese das melhores evidências científicas produzidas, seguindo um planejamento previamente estabelecido, que permite sua replicação, auditagem e atualização (KITCHENHAM; CHARTERS, 2007). A utilização do processo de RSL e seu relato em publicações científicas tem sido amplamente difundida como ciência baseada em evidência, especialmente em estudos na área das ciências médicas. Inspirados nos estudos médicos, Kitchenham e Charters (2007) conceituaram a Engenharia de Software Baseada em Evidências,  iniciando a expansão do uso da RSL como método de levantamento de literatura para as áreas da Engenharia. Entretanto, experiencias de utilização da RSL em Engenharia Civil são relativamente recentes. Assim, este estudo objetiva relatar a práxis de mestrandos em estágio docência, orientada ao encorajamento do uso das práticas de RSL por mestrandos do Programa de Pós-graduação em Engenharia Civil (PEC) e graduandos em Engenharia Civil, vinculados a Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE). Metodologicamente o estudo se caracteriza como um relato de experiência (RE), onde se busca apresentar e valorizar resultados construídos a partir de um processo vivenciado, descrevendo a experiencia de forma crítica e reflexiva (GEERTZ, 2004; GIL, 2008). São descritas as práticas experimentadas na disciplina Metodologia de Ensino e Pesquisa Tecnológica (MEPT) oferecida aos mestrandos do PEC e no componente curricular de extensão (CCE) Revisão Sistemática de Literatura (RSL) oferecido aos alunos de graduação, durante os anos de 2021 e 2022. O exercício da docência requer um conjunto de conhecimentos e habilidades cuja aquisição envolve o desenvolvimento de determinadas capacidades dos futuros mestres, como o exercício da mediação crítica e postura inovadora frente aos aprendentes (PIMENTA; ANASTACIOU, 2002). Nesse contexto, o estágio docência englobou a participação na elaboração do plano de ensino, no planejamento da disciplina, participação nas aulas síncronas, além da proposição e acompanhamento das atividades propostas. A partir do caminho formativo oportunizado pelo processo de docência orientada, amparado na literatura científica disponível, foi se tentando construir diretrizes gerais destinadas ao apoio metodológico para a realização de RSL por graduandos e mestrandos em engenharia civil na instituição. Partindo de uma pergunta condutora, a metodologia utilizada instruiu a execução das revisões sistemáticas por fases: i. planejamento, na qual são especificados os critérios de pesquisa no formato de protocolo de RSL, ii. condução, que consiste na busca por artigos nas bases de dados escolhidas, na seleção dos trabalhos baseados nos critérios de seleção definidos e na extração dos dados nos artigos selecionados, iii. sumarização, fase de visualização e síntese dos resultados e, por último, iv. relato, que corresponde a documentação transparente do processo. Compreendendo a dinâmica de ensino-aprendizado como uma oportunidade de produção de novos saberes, a utilização de metodologias ativas como estratégia envolveu a participação da professora, dos mestrandos em estágio docência e dos discentes na construção do conteúdo e construção das diretrizes do método (DEMO, 2004). Em cada fase proposta, foram indicados  e testados instrumentos e ferramentas facilitadoras do trabalho de revisão e, de fato, a aprendizagem baseada no protagonismo dos envolvidos, demostrou resultados significativos. A elaboração do protocolo, a  introdução do software State of the Art through Systematic Review (StArt) e a utilização da recomendação Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses (PRISMA), conduziram o trabalho prático das turmas por intermédio da elaboração de relatórios semanais de progresso (START, [2012 ou 2013]; PRISMA, 2020). Em 2021, as aulas foram realizadas no formato remoto síncrono, com 38 alunos, distribuídos em 17 grupos; cada grupo foi acompanhado pelo professor orientador, propiciando a integração orientador-orientando desde a definição do tema, pergunta e critérios utilizados na RSL. Essa primeira experiência resultou na elaboração de 17 artigos científicos, sendo 2 publicados em periódico classificado como A3 pelo novo Qualis/CAPES; além da organização do livro “Revisão Sistemática da Literatura: abordagens e aplicações na Engenharia Civil”, formado pelo registro da experiencia, materiais didáticos utilizados e por 7 dos artigos produzidos pelos alunos compondo os capítulos. Em 2022, já no formato presencial, 24 discentes foram envolvidos na realização de revisões de literatura, que terão como produto artigos científicos e a fundamentação teórica dos seus projetos de pesquisa, também em integração com o professor orientador. A experiência resultou ainda no estabelecimento de uma conexão com o Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPGGECON) da Universidade Federal de Goiás (UFG) que desenvolve experiência similar, com o professor do PPGGECON/UFG e com o Programa de Pós-Graduação em Engenharia da Computação da Universidade de Pernambuco (PPGEC/UPE), que participam do CCE como convidados. Conclui-se que a prática docente orientada é fundamental para o desenvolvimento dos mestrandos em engenharia civil, integrando a aquisição de novos conhecimentos com a ampliação de suas capacidades e habilidades de ensino. O desenvolvimento do método limitou-se a indicação das diretrizes gerais mais adequadas para a revisão sistemática de evidências científicas em engenharia civil, implicando na necessidade de aprofundamento do método buscando construir diretrizes especificas para o desenvolvimento de meta-análises, bem como de possíveis adaptações às diferentes aplicações dos estudos de revisão sistemática.

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Seção
Engenharia Civil