Causas que influenciam a evasão escolar dos alunos no estado de Pernambuco
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Resumo
Com a utilização de dados abertos nos últimos anos, identificar as principais causas/fatores que influenciam negativamente a evasão escolar tem se tornado cada vez mais comum e importante como recurso que permite o aperfeiçoamento dos serviços públicos prestados aos cidadãos pelos governos das esferas municipal, estadual e federal. Este projeto de pesquisa é proposta de uma aplicação inovadora nos dados governamentais abertos relativos a indicadores sociais, econômicos e educacionais do Brasil. Para cada um, a demanda não atendida por vagas no ensino superior público brasileiro. Diversos problemas educacionais existem, por exemplo, a evasão escolar tem persistido na agenda de pesquisadores e formuladores de políticas sociais. Nesse sentido, este estudo objetiva identificar os causas/fatores determinantes na evasão escolar do estado de Pernambuco através da utilização os dados abertos. Portanto, tratando os dados, fazendo análises descritivas, correlações de variáveis, utilizando regressão linear, e os dados mais recentes(2019) sobre a evasão, podemos ter a ideia que o tipo do grau acadêmico conferido ao diplomado pelo curso, o curso e o tipo de Organização Acadêmica da IES(Instituição de Ensino Superior) foram os principais fatores que se destacaram na regressão.
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Edição
Seção
Engenharia da Computação e Sistemas