Aplicação de Modelos de Reconhecimento Automático de Fala para Avaliação em Larga Escala da Fluência em Leitura de Estudantes em Processo de Alfabetização

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Gabriel Candido da Silva
Rodrigo Lins Rodrigues
Alexandre Magno Andrade Maciel

Resumo

A fluência na leitura é a capacidade com que um indivíduo traduz verbalmente o trecho de um texto com velocidade e exatidão, sendo ela uma habilidade de alta importância para a inserção e participação ativa do indivíduo na sociedade (RIBEIRO et al. 2019). A relevância deste tópico tem gerado um aumento na produção científica que discute os métodos de avaliação da leitura e esforços têm sido feitos para implementar políticas que visem à correta apreensão da língua materna (ASSIS et al. 2022). No entanto, o processo de desenvolvimento da fluência na leitura ainda na fase de alfabetização é desafiador para os professores, devido às diferentes dificuldades e individualidades de cada criança, e também devido à falta de instrumentos para acompanhamento individual dos alunos (SILVA et al. 2019). Uma alternativa muito destacada em pesquisas, é o uso de tecnologias para reconhecimento automático de fala, do inglês Automatic Speech Recognition (ASR), que tem se mostrado eficaz para automatização de processos de avaliação, como a avaliação de fluência em leitura oral. A automação dessas avaliações em larga escala pode reduzir os custos, tempo de execução e impacto da subjetividade humana na correção das atividades (FERREIRA et al. 2022). Dito isto, essa pesquisa tem como objetivo identificar os principais modelos, métodos e lacunas na literatura relacionados aos trabalhos que apresentam modelos de reconhecimento automático de fala na avaliação de fluência na leitura, e desenvolver e avaliar um desenho metodológico para aplicação destes modelos em larga escala, aplicados em áudios de estudantes em processo de alfabetização. Inicialmente, foi realizado o estudo bibliográfico para levantamento das principais características dos trabalhos relacionados ao tema aqui abordado e em seguida será realizado um processo de avaliação dos diferentes modelos de ASR disponíveis com um conjunto menor de áudios de leitura de estudantes, para que a melhor solução encontrada seja utilizada como instrumento de pesquisa. Também será desenvolvido um desenho metodológico, no formato de um Estudo Randomizado Controlado para aplicação do processo de avaliação de fluência da leitura em larga escala. Como resultados iniciais do estudo bibliográfico, entendemos que os modelos estado-da-arte de ASR precisam de uma grande quantidade de dados para alcançar um desempenho aceitável e o Português Brasileiro apresenta poucos recursos abertos disponíveis além de que a inconsistência na articulação de palavras por crianças torna difícil modelar sistemas computacionais que as entendam. Por fim, entendemos que esta pesquisa deve preencher essas lacunas e contribuir para o trabalho de acompanhamento do professor no processo de desenvolvimento de fluência do Português Brasileiro dos estudantes.

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Seção
Engenharia da Computação e Sistemas