Um Framework para Seleção e Avaliação de Ambientes Virtuais de Aprendizagem Voltado para a Educação de Crianças com Síndrome de Down

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Ameliara Freire Santos de Miranda
Cleyton Mário de Oliveira Rodrigues

Resumo

Atualmente, um dos principais desafios na educação infantil é a inclusão de crianças com necessidades especiais, como a síndrome de Down (SD), na educação regular.  Para o aluno com síndrome de Down, o processo de alfabetização em muitos países é complexo, uma vez que as escolas regulares muitas vezes não oferecem infraestrutura ou profissionais com treinamento especializado para mediar a aprendizagem desses indivíduos, causando dificuldades no processo de ensino-aprendizagem.
Entre essas dificuldades, é possível ressaltar a necessidade de práticas pedagógicas específicas que incorporem avanços tecnológicos no processo de alfabetização de estudantes com síndrome de Down. No entanto, uma lacuna importante observada no estado da arte é a falta de iniciativas relacionadas ao uso de ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como suporte no processo de alfabetização como uma educação complementar especial. Outra fragilidade é um modelo de avaliação de AVA que leve em consideração os requisitos de aprendizagem e avaliação de aprendizagem de pessoas com síndrome de Down. A tecnologia computacional, em conjunto com recursos tecnológicos e jogos educacionais digitais, possibilita facilitar o aprendizado, a produtividade e a qualidade do ensino. Dentre estes recursos, destacam-se os ambientes virtuais de aprendizagem como meios para somar no processo de ensino-aprendizagem da criança, fornecendo um aprendizado diversificado, interativo, simples, atrativo e dinâmico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia da Computação e Sistemas