Desenvolvimento de um Modelo de Maturidade de Transformação Digital na Administração Pública

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José Vinícius Vieira Lima
Wylliams Barbosa Santos
Fernanda Maria Ribeiro de Alencar

Resumo

Contexto: A Transformação Digital (TD) é um processo evolutivo que aproveita as capacidades e tecnologias digitais para permitir que as organizações reflitam acerca de suas crenças, valores, comportamentos, modelos de negócio, estratégias de gestão, práticas e relacionamentos, de modo a promover mudanças significativas em suas características e a criação de valor para a sociedade (REIS et al., 2018). Quando aplicada corretamente, a TD gera impactos imediatos e de longo prazo, tanto para as organizações quanto para as pessoas envolvidas. Desta forma, a TD proporciona benefícios associados as políticas e serviços ofertados, a eficiência administrativa e ao valor social, impulsionando a inovação e o aumento da confiança, transparência, produtividade, bem como melhorias nas tomadas de decisões (MACLEAN e TITAH, 2022). Motivação: Para que as organizações e os seus servidores possuam um roteiro claro para atividades de TD, faz-se necessário avaliar a Maturidade Digital (MD) ao longo do tempo. A MD reflete, especificamente, o status de TD de uma organização, descrevendo o que a mesma já alcançou em termos de realizar esforços de TD, incluindo mudanças de serviços, processos, competências, cultura e habilidades (TEICHERT, 2019). Quando associada ao contexto da administração pública, pesquisas evidenciam que a MD ainda é incipiente (TWIZEYIMANA e ANDERSSON, 2019; VRIES, BEKKERS e TUMMERS, 2016). Neste sentido, faz-se necessário investigar como oportunizar a MD no setor público a partir dos serviços atuais, processos de negócios, perfil digital dos colaboradores e ambiente tecnológico. Objetivo: Sendo assim, este trabalho possui como objetivo desenvolver um modelo de maturidade para a TD na administração pública com base nos aspectos comportamentais e culturais das organizações. Método: A estrutura metodológica deste estudo baseia-se na condução do método Design Science Research (DSR) proposto por Wieringa (2014). O DSR estabelece um processo sistemático que apoia na criação e avaliação de novos artefatos à medida que são desenvolvidos. Para isso, este trabalho está sendo desenvolvido por meio da realização de seis etapas, conforme ilustrado na Figura 1. Inicialmente, a Secretaria de Educação e de Esportes de Pernambuco (SEE-PE) foi selecionada como organização pública onde foram realizadas visitas técnicas com 20 integrantes da Gerência Geral de Tecnologia e Comunicação (GGTI), mapeando as necessidades do órgão, tal qual os desafios enfrentados no tocante à TD, as expectativas e a importância da cultura comportamental. Na sequência, um estudo terciário foi conduzido por meio de buscas automáticas em seis bases de dados digitais no período de 2012 a 2022. Extraiu-se 628 estudos candidatos a estudos secundários, após a aplicação de critérios de inclusão, exclusão e de qualidade, 33 estudos secundários relevantes foram selecionados para composição da base de dados. Apoiando-se nas evidências obtidas nas etapas anteriores, esta pesquisa encontra-se, atualmente, no terceiro estágio, onde estratégias de TD estão sendo formuladas para compor o modelo de maturidade proposto, o qual será validado, implementado e avaliado, posteriormente, mediante ciclos de pesquisa-ação dentro de cenários reais de aplicação na administração pública. Resultados Preliminares: Por intermédio das evidências obtidas no estudo terciário, observou-se como a TD tem sido aplicada nos órgãos governamentais, além do tipo de aplicação predominante, onde a maior parte das aplicações da TD em organizações públicas ocorre através de aplicações teóricas (91%), o que demonstra a carência de situações práticas (apenas 9%). Também foi constatado os fatores que provocaram a aplicação da TD no setor público. Além disso, identificou-se quais estratégias estão sendo utilizadas e/ou propostas para apoiar a TD nesse contexto, com destaque para: (i) frameworks; (ii) modelos conceituais; (iii) estudos de caso; (iv) metamodelos; (v) matrizes de pesquisa; e (iv) ontologias. Por fim, detectou-se a cultura organizacional como agente de sucesso da TD, bem como a categorização dos benefícios que a TD promove para as organizações, seus serviços e indivíduos envolvidos. Conclusão: Com o desenvolvimento do modelo de maturidade voltado para a administração pública, espera-se que o mesmo seja utilizado como uma ferramenta composta com diferentes dimensões de maturidade, etapas e itens de avaliação. Possibilitando orientações sobre como as organizações abordam sua transformação e permitindo, principalmente, uma avaliação do status que indica os caminhos de como as mesmas podem se apoiar em um processo evolutivo para melhoria da maturidade organizacional e, consequentemente, do alcance de mudanças significativas, a fim de atender às expectativas digitais da organização e de seus parceiros.

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Seção
Engenharia da Computação e Sistemas