Realidade aumentada como ferramenta para auxiliar o ensino de engenharia

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vinícius Francis Braga de Azevedo
Bianca M. Vasconcelos
Hiran Ferreira de Lira
Andréa Benício de Moraes

Resumo

O avanço tecnológico vem trazendo inovações para o setor da Construção Civil (TORRES; PIMENTEL, 2022). No âmbito educacional, novas tecnologias começaram a ser aplicadas para auxiliar o ensino de engenharia, facilitando o aprendizado e formando profissionais mais aptos a lidarem com inovações tecnológicas. Dentre elas, a Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que possui potencial impacto no ensino de projetos de engenharia (HU, GOH, LIN, 2021). O presente trabalho buscou estruturar a aplicação prática da RA em disciplinas de concepção e representação de projeto do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE), de modo a promover a interatividade e a visualização espacial em sala de aula. Para isso, o trabalho apresentou uma Revisão Sistemática da Literatura (RSL) acerca do uso da RA no ensino de engenharia civil para concepção e representação de projetos, modelagem de projetos arquitetônicos, testes do seu uso em RA e a estruturação da metodologia didática para as disciplinas de Expressão Gráfica 2 e Arquitetura. Através da RSL, foi possível evidenciar que a RA pode gerar impacto positivo para a aprendizagem, no entanto, ainda é uma tecnologia pouco utilizada em sala de aula. Foram modelados dois projetos no software Autodesk Revit: uma edificação unifamiliar e uma edificação multifamiliar, a visualização deles em RA foi realizada através do software Augin. A RA em sala de aula será utilizada como material didático complementar às aulas, seu uso será realizado através de dispositivos móveis e será obtido o feedback dos alunos através de questionário. A presente pesquisa verificou a viabilidade do uso da RA para a visualização de modelos tridimensionais de edificações, fornecendo embasamento para o uso dessa tecnologia em sala de aula, sobretudo, visando a implantação da RA nas disciplinas de Arquitetura e Expressão Gráfica II, do curso de Engenharia Civil da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE). O presente trabalho foi realizado com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (Processo nº 124955/2021-5), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia de Pernambuco (FACEPE) (Processo nº APQ-1144-6.04/21).

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil