Capacitação dos profissionais da construção civil garantindo a eficácia na execução dos serviços
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Resumo
A construção civil é um dos setores que mais empregam no Brasil, representando dessa forma grande parte da economia do País. Entretanto, a falta de profissionais qualificados gera dificuldades no desenvolvimento desse setor. Vários estudos da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC, 2021) apontam que cerca de 70% das empresas encontram dificuldades para encontrar profissionais com qualificação. Esse déficit gera grande prejuízo às empresas, pois, sem qualificação, os serviços realizados pelos profissionais contratados carecem de qualidade. Devido a busca por profissionais qualificados e escassez dos mesmos, algumas empresas têm investido em treinamentos, capacitando assim, seus próprios profissionais. Porém, mesmo investindo, encontram dificuldades em alcançar resultados positivos, isso acontece devido a maior parte dos profissionais da construção civil possuírem baixa escolaridade, o que dificulta na absorção, pois, são instruções dadas de maneiras pouco didáticas. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é apresentar um método de treinamento que auxilie no aprendizado dos profissionais independente do seu nível de escolaridade, para que os mesmos possam colocá-los em prática atingindo o nível de qualidade instruído e garantindo que o objetivo da empresa seja alcançado. A metodologia aplicada consistiu no desenvolvimento de um treinamento no powerpoint através de imagens e vídeos apresentando as etapas de execução dos serviços, as consequências quando os serviços não são executados de maneira correta, os erros mais comuns que acontecem na execução dos serviços e como evita-los. O treinamento foi aplicado no canteiro de obra. Utilizou-se um relatório de conferencia de serviços no campo antes de realizar o treinamento com os funcionários, com intuito de avaliar o conhecimento dos mesmos sobre o serviço executado. Após o treinamento foi aplicada uma nova pesquisa em campo através do relatório de conferência dos serviços com o objetivo de avaliar a eficácia do treinamento dado. Constatou-se que erros construtivos que se mostraram no relatório antes do treinamento foram evitados após a realização da capacitação. Conclui-se que o método utilizado foi eficaz, atingindo o principal objetivo da empresa, reduzindo custos com reparos devido à baixa qualidade na execução dos serviços. Buscando garantir a melhoria contínua dos profissionais se faz necessário reciclagens dos treinamentos de maneira que os processos executivos não se tornem obsoletos. Deste modo, comprova-se que capacitar o funcionário é um investimento, que qualificá-lo não é custo, e que desenvolver métodos didáticos de capacitação auxilia no entendimento dos profissionais.
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Edição
Seção
Engenharia Civil