Abordagem ISPM em Projetos de Business Intelligence: Uma Pesquisa-Ação
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Resumo
Contexto/Problema: Devido à grande quantidade de informações produzidas por fontes internas e externas às organizações, o trabalho de análise de dados tornou-se hercúleo diante da grande quantidade de dados disponíveis (Milan et al., 2020). Para mitigar essa dificuldade, a aplicação de técnicas e ferramentas de Business Intelligence (BI) tem se mostrado bastante adequada, elevando o nível de exigência dos executivos quanto à identificação e análise de dados relativos ao seu negócio, além de apoiar as decisões estratégicas das organizações (Gounder, Iyer, Mazyad, 2016) (Farrokhi, 2012). Vale ressaltar que as equipes de desenvolvimento de Tecnologia da Informação buscam respostas adequadas para atender às demandas em constante mudança ao longo do tempo, o que exige inovação e esforços inovadores para facilitar respostas ideais às mudanças nas necessidades dos clientes (Peege, Tshabalala, 2021). Além disso, em um projeto que contém inovação, podem existir ameaças e as expectativas dos clientes costumam ser altas. Considerando a abrangência mais ampla aos conceitos de inovação, para (Peege, Tshabalala, 2021) a inovação precisa ser o principal elemento para fomentar o desenvolvimento, permitindo que as organizações atendam às demandas dos clientes sempre que necessário. Já Maranhão (2015) define inovação como a adoção de produtos novos ou significativamente melhorados e que pode incluir a implementação de uma única mudança significativa ou uma série de pequenas mudanças incrementais que constituem uma mudança considerável. Logo, fomentar o uso da inovação em projetos pode promover a evolução de abordagens, métodos, gestão e práticas, produzindo resultados mais eficientes. Objetivos: O objetivo deste estudo é explorar a aplicação da abordagem ISPM-Innovative Software Project Management (Maranhão, 2016) ou Gestão de Projetos de Software Inovador para fomentar a inovação por meio do engajamento e participação ativa de todos os envolvidos em projetos de Business Intelligence, evitando que a inovação seja sufocada. Método: Foi realizado um estudo de caso em uma equipe de desenvolvimento de projetos de BI em uma Organização Federal no Brasil por meio de uma pesquisa-ação. Essa pesquisa-ação foi realizada em quatro ciclos e envolveu tanto a equipe de desenvolvimento quanto a alta gestão responsável pela priorização das demandas da equipe. Resultados Preliminares: Na primeira fase da pesquisa-ação conseguimos realizar o diagnóstico da organização através de um survey disponibilizado para todos os envolvidos. A pesquisa foi enviada a 15 colaboradores e ficou disponível por uma semana para ser respondida. Treze colaboradores da equipe responderam, representando uma taxa de resposta de 86,66%. Acrescenta-se também que os participantes da pesquisa desempenham diferentes papéis dentro das equipes, distribuídos entre gerentes, desenvolvedores, analistas de negócios e testadores. Um dos pontos abordados na pesquisa foi no âmbito de processo, no qual foi questionado sobre a existência de algum processo de desenvolvimento de Projetos Business Intelligence, no qual 69,2% informaram que existe um processo e 15,4% disseram que não existe ou não souberam informar, respectivamente. Apesar da minoria não ter conhecimento sobre a existências de um processo, é um fator preocupante que precisa ser avaliado e estabelecer um plano de ação para tratar o processo de desenvolvimento. Sobre o ponto de vista de inovação foi perguntado se deveríamos nos preocupar com o Gerenciamento de Projetos de Software quando existe inovação no Produto, Processo, Tecnologia ou no Método Organizacional e 92,3% dos participantes concordam que sim. Outros fatores que se destacaram foram se devemos nos preocupar com a inovação em Projetos de BI e se temos que inovar no Produto entregue ou entregar o Produto conforme especificado. 76,9% dos participantes acham que devemos nos preocupar com a inovação, já 15,4% acham que talvez e 7,1% acham que não. Quando analisado se devemos inovar no produto entregue, 46,2% concordam com a opção. A partir dos resultados do survey juntamente com a entrevista semiestruturada realizada com alguns coordenadores da organização, identificamos uma análise detalhada da estrutura organizacional, seus processos e fatores de impacto na promoção da inovação a serem atacados em cada ciclo de pesquisa-ação. Durante os dois primeiros ciclos realizados, identificamos que os membros participantes da pesquisa-ação concordam que a experiência está sendo positiva e que com o apoio do cliente os processos e resultados podem melhorar. Um workshop foi realizado com o objetivo de divulgar os resultados obtidos nos dois primeiros ciclos mostrando que o ISPM pode ser um aliado na fomentação das ideais evitando que seja sufocada pelo cliente. Após o workshop, os membros da equipe demonstraram motivação e comprometimento à criatividade e geração de ideias, incentivando a inovação. Nos demais ciclos continuaremos a explorar práticas e estratégias para fomentar a inovação em projetos de Business Intelligence, melhorar a produtividade e a qualidade das entregas por meio da inovação e fornecer estratégias para que as organizações busquem adotar a inovação e evitar que ela seja sufocada. Conclusão: As práticas de gerenciamento de projetos estão se tornando cada vez mais populares no ambiente organizacional, impulsionadas principalmente pelo uso da tecnologia da informação e pelos ambientes extremamente dinâmicos. A principal contribuição do artigo foi investigar o impacto da adoção da abordagem ISPM, a fim de fomentar a inovação por meio do engajamento e participação de todos, sem quebrar o processo definido pela organização. Assim, como considerações finais, com este trabalho, foi possível verificar que a abordagem do ISPM, avaliada inicialmente em uma fábrica de softwares conforme mostrado no trabalho de Maranhão (2016), pode ser aplicado em outros tipos de organizações de desenvolvimento de software. Com o ISPM, foi possível aumentar o engajamento do time na exploração de práticas e estratégicas para fomentar a inovação em projetos de Business Intelligence. Com esse estudo conseguimos promover a colaboração indústria-academia (IAC), no qual a academia apoio a indústria resolver problemas reais e, por outro lado, a indústria buscou promover a inovação em seu campo a fim de melhorar a produtividade e a qualidade das entregas por meio da inovação.
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Edição
Seção
Engenharia da Computação e Sistemas