Autoavaliação Institucional e sua importância na criação de um Plano de Desenvolvimento Institucional que atenda as demandas da Universidade

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Gabriel Almeida Moraes
Anna Lúcia Miranda Costa
Mateus Vieira de Souza

Resumo

A Autoavaliação Institucional é um dos processos mais eficazes quando se trata de obtenção de dados e o uso destes na busca de soluções para os problemas de uma Universidade. É através dela que é possível mensurar e acompanhar os processos de realização das atividades acadêmicas    e promover um diagnóstico geral sobre o cumprimento do papel da instituição, evidenciando áreas e setores a serem melhorados. A partir de um bom planejamento e execução dessa ferramenta, ela se torna muito importante para a criação do PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), Isso porque, toda a coleta de dados e os problemas levantados pela Autoavaliação precisam estar intimamente relacionados ao PDI e suas ações. Tendo sua última realização em 2021, a Autoavaliação Institucional foi promovida pela CPA (Comissão Própria de Avaliação), esta, instituída pelo SINAES (Sistema Nacional de Avaliação do Ensino Superior) foi responsável por sua implantação e desenvolvimento junto a CSA (Comissão Setorial de Avaliação) que teve como papel contribuir na operacionalização do processo de Avaliação no âmbito de suas unidades e apresentação dos resultados à comunidade universitária através do Relatório de Avaliação Institucional. A edição de 2021 da Avaliação teve como foco as seguintes dimensões: MISSÃO E PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL; POLÍTICA DE PESSOAL; E POLÍTICAS PARA ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. A edição foi realizada por meio de uma pesquisa direcionada a toda a comunidade acadêmica e teve como foco apresentar uma visão geral sobre as dimensões avaliadas, conhecimento e participação na elaboração das ações do Plano de Desenvolvimento, suas estratégias, metas e indicadores. Tal pesquisa teve sua realização através do preenchimento de um formulário de avaliação, visando obter um percentual satisfatório de respondentes, possibilitando assim um bom levantamento destes dados, que são de suma importância para a instituição. Analisando o Relatório de Avaliação Institucional de 2021, organizado pela CSA na unidade da POLI (Escola Politécnica de Pernambuco), foi possível observar que em uma amostra de 433 discentes, cerca de 78% não contribuíram para a construção do PDI 2019/2023 da UPE, além do percentual dos estudantes que possuem um bom conhecimento sobre o Plano não ter chegado a 20%, revelando assim, que boa parte desses estudantes sequer têm conhecimento suficiente sobre o PDI. Dessa forma, é necessário um envolvimento maior da comunidade universitária, especialmente dos discentes na elaboração e atualização do PDI, como também nos processos de novas avaliações promovidas pela CPA, a fim de uma contribuição adequada na criação deste Plano, que é a ferramenta norteadora de uma boa gestão e desenvolvimento da Universidade.

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Seção
Engenharia Civil