Projeto Padrinhos: Acolhimento, Integração e Orientação Acadêmica para Estudantes da POLI-UPE.

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Joao Pedro De Abreu Lima
Anna Lucia Miranda Costa
Lucas Costa Tenório
Maria Júlia Silva Lessa
Maria Luíza Andrade Albertins

Resumo

O Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Inclusivo (NAPSI) da Escola Politécnica de Pernambuco possui um projeto de extensão denominado Projeto Padrinhos o qual tem como finalidade promover ações de acolhimento aos estudantes ingressantes, através de estratégias de enfretamento da evasão e da reprovação. Para isso, foram realizados encontros com os tutores (alunos veteranos) e foram criados grupos com uso de aplicativos de comunicação instantânea para promover a integração entre os tutores e os ingressantes. Além disso, ocorreu orientação para os ingressantes, de forma que desenvolvam um comportamento que resulte em um excelente aproveitamento acadêmico, evitando dessa forma a evasão e\ou reprovação. Segundo Mantoan (2003, Página 31) "As dificuldades de alguns alunos não são apenas deles, mas resultam, em grande parte, do modo como o ensino é ministrado e de como a aprendizagem é concebida e avaliada.”. O percurso metodológico proposto pelo Projeto Padrinhos consistiu em acolher e integrar os discentes, portanto, realizaram-se ações como a Semana do Ingressante (SEI) que consistiu em promover encontros entre cada turma e seu respectivo coordenador do ciclo profissional, com o intuito de promover maior conhecimento na área que o discente iria atuar futuramente, despertando o interesse no mesmo em aprofundar seus conhecimentos em determinadas áreas específicas. Na área de nivelamento foi promovido o Curso de Matemática Básica, com a finalidade de relembrar assuntos pertinentes que servem de auxílio aos discentes no início e no decorrer da graduação, contribuindo para seu melhor desempenho. Na SEI, no final de cada reunião alguns alunos tiraram suas dúvidas com os respectivos coordenadores de curso, no qual os discentes foram bem assistidos em suas incógnitas a respeito do curso, da profissão e dificuldades que possivelmente enfrentarão no futuro. Com intuito de acolher os ingressantes, realizou-se uma roda de conversa ministrada pela especialista em educação inclusiva. Foram discutidos temas como transtornos psicológicos, métodos de estudo, o impacto da pandemia e do ensino EAD no estudante. Como perspectivas de resultados, é possível sinalizar que todas as ações foram realizadas com profissionalismos parte de toda a equipe que compõe o Projeto Padrinhos. Em números significa uma participação de 15% dos alunos ingressantes no período letivo 2021.2 matriculados no Curso de Matemática Básica e 14,4% na SEI. Com a realidade da pandemia, as dificuldades em pontos específicos estão sendo estudados para melhoria e maior contribuição para os discentes, principalmente visando o próximo período no qual a meta é aumentar o número de participantes em ações propostas pelo projeto.

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Seção
Engenharia Civil