Planilha de Monitoramento do Desempenho Acadêmico de Estudante da Escola Politécnica de Pernambuco- POLI/UPE

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vanessa Castro
MARCONE SENA, ORIENTADOR
ANNA LÚCIA, ORIENTADORA
DÉBORA ALVES
ANDREZA FALCÃO

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo acompanhar e observar o Desempenho Acadêmico dos estudantes ingressantes na Escola Politécnica de Pernambuco no período de 2022.1. Compreende a composição de uma média para avaliar o desenvolvimento acadêmico dos alunos iniciantes, bem como entender o processo de adaptação no qual estão inseridos, e assim sondar e pôr em prática os meios que facilitam e auxiliam o ingressante nessa trajetória. Segundo Katarina Tomasevski, “A educação é a chave para abrir outros direitos humanos.” Com a finalidade de criar espaços para a comunicação e para o acompanhamento desses estudantes, e tendo em vista o indispensável papel que tal projeto terá para os ingressantes, tanto no âmbito social, quanto no âmbito dos estudos, a coordenação do NAPSI – Núcleo de Apoio Pedagógico Inclusivo – decidiu criar uma Planilha para o monitoramento do desempenho acadêmico dos estudantes ingressantes do primeiro período de 2022. Tal planilha foi dividida sobre dois aspectos: a) dados pessoais sobre o aluno ingressante para a sua identificação e b) seu desempenho acadêmico durante o período. No que se refere ao desempenho acadêmico, serão levados em conta a participação no curso de Matemática Básica, assim como na Semana do Ingressante e nas Monitorias.
 
Antes de mais nada, todas as informações colhidas foram executadas com a descrição necessária para tal; visando não só o entendimento de todos, como também o bem-estar dos alunos presentes. Ademais, foi observado que houve uma clemente inclinação de todas as turmas no que se trata dos projetos integrados em iniciação na universidade, classificando-se assim com maior quantitativo a turma de engenharia civil. Não só isso, também foi identificado que 80% dos ingressantes do semestre do ano de 2022.1 vieram de escolas particulares, sendo eles selecionados em ampla concorrência. Contudo, havendo um déficit redundante em aprovação nos alunos de rede pública, e consequentemente ausência na participação do sistema de cotas. Em suma, percebeu-se que 30% dos alunos já cursaram ou cursam um técnico e que 7% deles possuem uma ocupação trabalhista, além disso à cada curso de engenharia vigente pelo menos dois ou nenhum já possui uma graduação anterior.
 
Conclui-se que, pela importância do tripé aprendizagem, pesquisa e extensão para a formação do indivíduo como cidadão, o Projeto Padrinhos e planilha de monitoramento tem promovido o protagonismo estudantil, uma vez que o projeto está totalmente ligado ao acolhimento dos alunos novatos, e também ao desempenho dos mesmos. Além do mais, o projeto também favorece a inserção dos veteranos a um programa de extensão que procura analisar e compreender a realidade de todos os calouros. Portando, a planilha foi uma etapa necessária para entender a situação de cada aluno, é visível que a planilha contribui para observar o interesse dos alunos em participar de cada monitoria e nas demais atividades da faculdade. Além do mais, é nítido que existem muitos alunos de escolas particulares e poucos de escolas públicas. Tal situação é um reflexo da atual realidade brasileira, pois muitos alunos ainda sentem dificuldade em passar no Exame Nacional do Ensino Médio, que, mesmo com o sistema de cotas, ainda é uma prova discrepante da realidade das escolas públicas. Portando, o projeto de extensão “Padrinhos”, traz a preocupação de acompanhar o desempenho de cada um dos ingressantes e também visualizar a situação acadêmica e pessoal de cada um através da planilha.
Palavras-chave: Ingressante, Planilha de Monitoramento, Desempenho, Situação Acadêmica

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)