Reestruturação do Sistema de Frenagem da Equipe Corisco.

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Leonardo Freitas Moreira
Rogério Pontes de Araújo

Resumo

O Projeto BAJA SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula. Ao participar do Projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde a projeção até a construção de um protótipo de um veículo Off-Road, respeitando as normas da SAE Brasil para competições entre os veículos do tipo Mini Baja. O objetivo geral da reestruturação do sistema de frenagem é buscar formas mais eficientes de alcançar as metas do subsistema de freio tracejadas a partir de um estudo de otimização. Para se alcançar o objetivo geral do projeto, foi feito uma repartição de objetivos específicos quem em conjunto solucionam o objetivo geral. Os principais objetivos específicos traçados foram: Reduzir massa e custo do sistema; corrigir falhas de projeto do protótipo anterior; simplificar manutenção do sistema; diminuir esforço de acionamento do pedal; diminuir distância de frenagem. Ao longo do projeto, como metodologia, foi realizada uma pesquisa bibliográfica no que diz respeito às principais características do projeto (dinâmica longitudinal de frenagem, cálculos de transferência de carga e torques, pressões nas linhas de freio, pinças de freio, disco e atrito). De forma remota, foram utilizados os dados obtidos através dos estudos bibliográficos para construir um modelo de dimensionamento do subsistema que tem como base dados de entrada do protótipo (Centro de Gravidade, entre eixo, massa, entre outros...) e que nos fornece, como dados de saída, parâmetros necessários para construção do sistema de freio (raio efetivo dos discos de freio, força de frenagem necessária em cada eixo e nos discos, pressão nas linhas de freio, entre outros). Após a análise de falhas no feita no protótipo anterior, foi constatado que esforços estavam agindo em direções divergentes no disco de freio, fazendo com que o mesmo viesse a fletir. Para solucionar a problemática, ainda de maneira remota, foi feita uma nova montagem do sistema utilizando CAD (Computer-AidedDesign) para que os componentes que atuam no disco de freio (Pinça e semieixo) passem a trabalhar em conjunto sobre o disco de freio, alinhando os esforços destes componentes no disco. O projeto teórico foi finalizado, e a parte prática está em fase de construção, para testes posteriores e validações.

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Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia