Reestruturação do Sistema de Transmissão da Equipe Corisco.

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João Pedro Fernandes Vieira Leal
Rogério Pontes de Araújo

Resumo

O Projeto BAJA SAE é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, pois possibilita uma relação entre os futuros engenheiros com profissionais da área, ao participar do Projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde a concepção, projeto detalhado, até a construção de um pequeno veículo para uso fora de estrada, respeitando as normas da SAE Brasil para competições entre os veículos do tipo Mini Baja (SHIGLEY, 2005; ASMAR, 2010. Para estarem habilitadas a participarem das competições, as equipes devem atender a diversas regras estabelecidas pela SAE (Society of Automotive Engineers), e dentre elas, as especificações técnicas do sistema de transmissão dos veículos. Com o desenvolvimento de um novo protótipo de baja para a temporada de 2023, a Equipe Corisco busca construir um carro mais leve, potente e confortável. Para isso, é necessário também que seja projetado um sistema de transmissão que, em comparação ao protótipo anterior, seja operado por quaisquer tipos de pilotos, alcance o grau de confiabilidade esperado e seja mais leve e eficiente nos parâmetros de transmissão. Inicialmente foi realizada uma pesquisa bibliográfica no diz respeito às principais características do projeto (dinâmica veicular, cálculos de transferência de carga e torques, eficiência do sistema, potência transmitida, eixos, engrenagens …). Com os dados obtidos nos estudos, serão realizadas melhorias no projeto atual, levando-se em consideração as restrições do projeto; em seguida serão analisados os meios de validação do projeto, seguindo com o planejamento e execução das modificações, e por último, será realizada a validação dos dados e comparação dos com o projeto teórico. Sendo assim, pretende-se que o projeto esteja concluído e validado até a próxima competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional, que ocorrerá em abril de 2022, e que por meio deste, com uma velocidade final de 52 Km/h, o protótipo seja capaz de alcançar 50 metros em 6 segundos.

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Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia