Projeto Padrinhos: Compromisso Social da POLI/UPE Face os Desafios Acadêmicos na Atualidade

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Allan Rafael da Silva Santana
Anna Lúcia Miranda Costa

Resumo

O Projeto Padrinhos: Compromisso Social da Poli/Upe Face os Desafios Acadêmicos na Atualidade reafirma o compromisso social da UPE ao estreitar relações entre esta instituição e escolas de Ensino Médio da rede pública estadual, direcionando a trajetória do candidato ao curso de engenharia, antes mesmo de sua entrada e promovendo uma efetiva adaptação do estudante ingressante ao cotidiano acadêmico universitário. O referido Projeto definiu como indivíduos participantes, estudantes dos sete cursos de engenharia da POLI/UPE e pretensos candidatos, estudantes do Ensino Médio de quatro (04) escolas da rede pública estadual. As estratégias metodológicas utilizadas foram: realização de seminários e rodas de conversas nos espaços internos às escolas parceiras do Projeto; visitas técnicas à POLI/UPE e apadrinhamento dos candidatos pelos estudantes universitários. Como perspectiva de resultado, a coordenação do Projeto intencionava promover um significativo percurso acadêmico, começando por fornecer informações sobre o perfil desejado do estudante ingresso, favorecendo sua adaptação ao novo contexto e consequentemente, contribuindo com a qualificação profissional deste indivíduo. Após a finalização da primeira edição do Projeto, é certo afirmar que os objetivos propostos foram alcançados, assim como as metas preestabelecidas: articulação efetiva entre as escolas parceiras e a POLI/UPE; sensibilização dos estudantes do Ensino Médio em relação ao necessário comprometimento com seu desenvolvimento educacional; socialização das informações relevantes e o apadrinhamento dos 115 pretensos candidatos. Ademais dos resultados esperados, a aplicação do Projeto possibilitou a identificação do perfil profissional desejado pelos estudantes destas escolas, assim como, contribuiu com o aprimoramento da comunicação pessoal dos estudantes universitários, por coloca-los dialogando diretamente com os colegas do Ensino Médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)