Divulgação de audiovisuais de caráter educativo em plataformas de acesso remoto

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Anne Gabriela Belarmino
Ruben Carlo Benante
Letícia Gabrielle Barbosa de Oliveira

Resumo

Com a finalidade de incentivar a criação de conteúdos audiovisuais educativos para divulgação à sociedade e também promover a internacionalização dentro da Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco, foi necessária a aplicação de uma série de procedimentos nas redes sociais e no site da Assessoria de Relações Internacionais da Universidade de Pernambuco (ARI/POLI). Tais procedimentos, como criação de conteúdos, atualização frequente das redes e quadros semanais, têm como objetivo alcançar um maior número de usuários e gerar um maior engajamento dos visitantes, para que o conhecimento se torne acessível para todos da comunidade acadêmica. Com isso, no YouTube (International Poli, 2023a) foram realizadas entrevistas em vídeo com alunos em mobilidade respondendo perguntas sobre o intercâmbio, a universidade e o país de destino, elucidando possíveis dúvidas e também compartilhar a experiência com outros alunos que possam ter interesse em realizar essa mobilidade acadêmica. Em conjunto, também foram criados conteúdos audiovisuais com tutoriais sobre uso de métodos que facilitam o dia a dia dos estudantes e também softwares que podem auxiliar na eficiência da execução dessas técnicas. A fim de promover ainda mais os processos internacionais, foram elaborados para o Instagram (ARI/Poli, 2023b) e o Facebook (Ari Poli Upe, 2023c) conteúdos cuja finalidade é expandir a divulgação das seleções para Mob-Out e Mob-In e fortalecer os convênios existentes de idiomas. Além disso, utilizou-se essas redes para a divulgação de notícias importantes como a conquista de aumento de vagas em universidades parceiras e também a continuação do quadro já existente #VoceSabia. Este quadro, elaborado e publicado semanalmente com conteúdos com curiosidades internacionais, tem tido um impacto importante na manutenção da atividade das nossas redes sociais. Em sincronia com as redes sociais, houve também atualizações em conjunto dessas informações no site da ARI/POLI, havendo a unificação das contas do instagram e facebook, que garantiu a facilidade em publicações simultâneas e padronização dos perfis. Foram realizadas também constantes atualizações no site da ARI/POLI como por exemplo na criação e diária atualização dos posts, notícias, FAQ, etc., com o objetivo de que as possíveis dúvidas dos alunos em relação aos processos de Mob-Out e Mob-In fossem sanadas, facilitando o processo de mobilidade acadêmica. Somado a isso, foi criado um software web de um Simulador Mob-Out, ferramenta desenvolvida para a simulação da possível nota do discente de acordo com seu desempenho acadêmico e a universidade de interesse. As atividades desse projeto tiveram início no ano de 2021. Desde então, a busca por melhorias é constante, e nota-se que o programa tem seguido com o cumprimento de seu objetivo e proporcionando à sociedade conhecer de perto as oportunidades que a academia oferece.

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Seção
Engenharia Civil