Projeto, Construção e Teste de um Túnel de Vento Linear de Dimensões Reduzidas
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Resumo
A Aerodinâmica é uma ciência aplicada, com várias aplicações práticas na engenharia. Não importando o quão sofisticada, ou matematicamente complexa, pareça ser a teoria da aerodinâmica, os esforços nesta área do conhecimento vêm, cada vez mais, contribuindo para o conhecimento sobre esforços em estruturas sujeitas a cargas vento, determinação do escoamento de fluidos em tubulações, sistemas térmicos etc. Neste cenário, o túnel de vento é um equipamento que tem como objetivo simular o efeito do movimento do vento sobre corpos sólidos. Sua principal aplicação é fornecer dados que possam servir para a análise qualitativa e formulação empírica de modelos matemáticos em áreas como a Aeroespacial, Automobilística, bem como na Engenharia Civil. A metodologia do trabalho consiste na revisão bibliográfica, dimensionamento de um equipamento adequado às necessidades do projeto, simulação computacional e validação de experimentos em relação a resultados obtidos a partir da literatura especializada. Como resultado, devido à falta de verba, é esperado apenas o dimensionamento de um equipamento que possa ser posteriormente produzido sob custos reduzidos e que sirva como suporte para aulas práticas onde aspectos qualitativos sobre fluidodinâmica possam ser demonstrados, além de mensurados. O projeto visa, também, a simulação computacional do equipamento de modo a analisar a distribuição de velocidade na seção de testes. O projeto mostrou a inviabilização da construção de túneis de vento sopradores em escala reduzida para o estudo quantitativo de fenômenos aerodinâmicos sobre veículos como automóveis e aeronaves a velocidades relativamente altas devido aos efeitos de compressibilidade passarem a influenciar nos resultados. Dessa forma, a abordagem deve ser para corpos de pequena dimensão, garantindo, assim, uma menor conversão dimensional.
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Edição
Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)