Uma proposta de comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA) como recurso pedagógico para crianças com Transtorno do Espectro Autista

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Franciely Alves de Souza
Carlo Marcelo Revoredo da Silva
Bruno José Torres Fernandes

Resumo

A educação básica é fundamental na vida das crianças, os oportunizam a desenvolverem habilidades consideradas imprescindíveis para o desenvolvimento sensorial, cognitivo e comportamental, ainda nos anos iniciais de vida. Um dos principais desafios é conseguir proporcionar um ambiente atrativo e adequado para crianças nessa etapa de desenvolvimento, e tudo se torna ainda mais desafiador quando há crianças que necessitam de algum apoio inclusivo devido a diagnósticos como o que constata o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O TEA ou autismo, caracteriza-se como um distúrbio relacionado ao neurodesenvolvimento e tem, usualmente, sua manifestação no início da infância (Mapelli, 2018). Esse transtorno é caracterizado por alterações na comunicação, interação social e no comportamento, em diferentes graus de severidade (APA, 2013). Comportamentos atípicos, repetitivos e estereotipados podem ser observados e devem ser analisados por parte de familiares e especialistas pois, apesar de estarem presentes também em outros quadros clínicos, podem indicar a presença do TEA (Ministério da Saúde, 2014). Por exemplo, crianças com TEA podem ter atrasos significativos no desenvolvimento da fala, acarretando um atraso acentuado em comparação com crianças típicas, assim como podem ter dificuldades em entender os aspectos sociais da comunicação, como o uso da linguagem corporal, tom de voz e o contexto social, seguido da dificuldade em pronunciar corretamente as palavras e sons da fala, o que pode tornar difícil para os outros entenderem o que estão dizendo, desta forma tendo dificuldades em compreender as informações que lhes são apresentadas, especialmente se houver muitos estímulos ou informações ao mesmo tempo. A detecção precoce dos sinais e sintomas é fundamental pois, quando mais cedo for iniciado o tratamento, melhores serão os resultados alcançados no desenvolvimento cognitivo, habilidades sociais e linguagem (Lampreia, 2007; Reichow, 2012). Tais dificuldades de comunicação e interação social, podem afetar o desenvolvimento da criança, por isso é fundamental que recebam um apoio inclusivo adequado para conseguir desenvolver suas habilidades. Pensando nisso, umas das alternativas para ajudar crianças com TEA no processo de desenvolvimento, aplica-se o uso de Comunicação Aumentativa e Alternativa (CAA), um recurso visual de comunicação. A CAA refere-se ao conjunto de recursos e estratégias que visam “suplementar, aumentar ou dar alternativas de comunicação a pessoas com déficits” (Souza; Passerino, 2013). A CAA pode incluir o uso de imagens representativas em cartões, simbolizando gestos, objetos, expressões faciais, e entre outras, essas sendo as CAA de baixa tecnologia que costuma ser utilizada com crianças novas. Além disso, utiliza-se dispositivos eletrônicos, sendo as aplicações de CAA de alta tecnologia utilizadas geralmente em tablets, essa surge como uma alternativa viável para superar essas dificuldades para crianças com mais de 5 anos, pois disponibiliza uma diversidade de técnicas, recursos e estratégias para facilitar, temporária ou permanentemente, a comunicação e interação de crianças com necessidades comunicativas complexas (Nunes e Walter 2020). Neste cenário, o estudo propõe desenvolver uma CAA de alta tecnologia, com o objetivo de oferecer uma aplicação lúdica e engajadora de aprendizagem, por meio de dispositivos móveis, que possa atrair a atenção da criança e despertar o interesse, onde ocorra uma interação entre usuário e aplicação. Além disso, espera-se que a proposta auxilie o profissional da educação inclusiva no acompanhamento e desenvolvimento funcional da criança. De início, foi conduzida uma busca de artigos publicados entre 2013 e 2023, com foco em CAA de alta tecnologia utilizadas para ajudar na comunicação de crianças com TEA. De posse dos dados, foi possível redigir uma revisão da literatura sobre as propostas de CAA que já foram utilizadas e que estão sendo utilizadas atualmente. Como resultado foi possível observar que as CAA de alta tecnologia possuem o foco da criança apenas utilizá-la sem nenhuma interação como pergunta em resposta por exemplo, se trata de recursos para serem utilizados na intenção de sinalizar o que sentem ou o que desejam de acordo com cada representação visual presente na aplicação. Desta forma, conclui-se que a proposta apresentada possui uma alta significância, onde propõem-se desenvolver um recurso inclusivo e interativo.

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Seção
Engenharia da Computação e Sistemas