Avaliação dos alunos acerca da aplicação de metodologia ativa na disciplina de arquitetura

##plugins.themes.bootstrap3.article.main##

Vinícius Francis Braga de Azevedo
Bianca M. Vasconcelos
Igor Alencar Rodrigues
Vicente Estevam da Silva Neto
Willames de Albuquerque Soares

Resumo

A metodologia ativa de ensino é uma abordagem pedagógica que coloca o aluno como protagonista do seu próprio aprendizado, incentivando a participação ativa, o pensamento crítico e a resolução de problemas (HAILIKARI et al., 2022; SANTOS; ARAÚJO, 2023). Ao contrário do ensino tradicional, no qual o professor desempenha um papel central na transmissão de conhecimento, as metodologias ativas buscam promover a aprendizagem por meio de atividades práticas, interativas e colaborativas (AZEVEDO; MORAIS; LIRA, 2021; AZEVEDO et al., 2023; LOPERA; GUTIÉRREZ-VELÁSQUEZ; BALLESTEROS, 2022). O presente estudo tem como objetivo examinar a perspectiva dos alunos do curso de Engenharia Civil em relação à aplicação das metodologias ativas no ensino da disciplina de Arquitetura e sua influência no processo de aprendizagem. A disciplina de Arquitetura foi ministrada na Escola Politécnica da Universidade de Pernambuco (POLI/UPE) durante o semestre 2021.1, que ocorreu de forma remota devido à pandemia da COVID-19. Durante o curso, foi adotada a abordagem de Aprendizagem Baseada em Projetos, também conhecida como Project Based Learning (PBL) (MARKULA; AKSELA, 2022), na qual os alunos desenvolveram um anteprojeto de arquitetura. Com o intuito de coletar informações relevantes, foram aplicados dois questionários online aos alunos durante o período da disciplina. Os questionários abordaram questões relacionadas à metodologia utilizada, à importância do desenvolvimento de projetos na formação profissional e ao nível de conhecimento adquirido pelos alunos por meio da utilização da PBL. Após a coleta dos dados, foram realizados os testes estatísticos Qui-Quadrado e o teste de Mann-Whitney, para avaliar a significância das respostas e verificar se estatisticamente houve melhora no conhecimento dos alunos em relação ao uso da PBL. Os resultados obtidos indicaram que a maioria dos estudantes considerou que seu conhecimento em projetos foi aprimorado de “razoável” para “bom” devido à aplicação da PBL. Em relação à abordagem de ensino, a maioria dos alunos expressou preferência por uma combinação de métodos tradicionais e metodologias ativas. Esses resultados sugerem que os estudantes valorizam a interação entre teoria e prática no processo de aprendizagem. Além disso, os discentes relataram desafios decorrentes do ensino remoto, como a falta de infraestrutura adequada para acompanhar as aulas em casa, bem como dificuldades de adaptação à metodologia de ensino, como a necessidade de melhor gerenciamento do tempo e a busca por informações para o desenvolvimento dos projetos. Em suma, este estudo demonstrou a importância das metodologias ativas de ensino na disciplina de Arquitetura do curso de Engenharia Civil. Os resultados obtidos fornecem insights valiosos para o aprimoramento do processo de desenvolvimento intelectual dos estudantes durante seus estudos, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino e a aprendizagem dos alunos.
 
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem; aprendizado baseado em projeto; metodologia de ensino; aprendizagem ativa.
 
 
 
 
Referências
 
AZEVEDO, Vinícius; MORAES, Andréa; LIRA, Hiran, Tutoring as a Tool to Explore New Teaching Methodologies in the Classroom in Engineering Classes of the University  of  Pernambuco.  In: INTERNATIONAL  CONFERENCE  ON  GEOMETRY AND  GRAPHICS,  2020. Anais  [...].  Springer,  Cham,  2021.  p.  811-819.  DOI 10.1007/978-3-030-63403-2_74
 
AZEVEDO, Vinícius et al. Uso da realidade aumentada no ensino de projeto de engenharia civil. arq.urb, n. 36, p. 67-79, 2023.
 
HAILIKARI, Telle et al. Student perspectives on how different elements of constructive alignment support active learning. Active Learning in Higher Education, v. 23, n. 3, p. 217-231, 2022.
 
LOPERA, Henry A. Colorado; GUTIÉRREZ-VELÁSQUEZ, Elkin; BALLESTEROS, Nancy. Bridging the gap between theory and active learning: a case study of project-based learning in introduction to materials science and engineering. IEEE Revista Iberoamericana de Tecnologias del Aprendizaje, v. 17, n. 2, p. 160-169, 2022.
 
MARKULA, Anette; AKSELA, Maija. The key characteristics of project-based learning: how teachers implement projects in K-12 science education. Disciplinary and interdisciplinary science education research, v. 4, n. 1, p. 1-17, 2022.
 
SANTOS, Francisca Eduarda Abreu; ARAÚJO, Raimundo Lenilde. ACTIVE METHODOLOGIES IN GEOGRAPHY TEACHING: POSSIBLITIES IN PUBLIC SCHOOLS IN RURAL AREAS, PIAUÍ/PI. International Journal Semiarid, v. 6, n. 6, 2023.

Downloads

Não há dados estatísticos.

##plugins.themes.bootstrap3.article.details##

Seção
Engenharia Civil