A utilização da correlação para identificar os fatores que influenciam a evasão escolar
##plugins.themes.bootstrap3.article.main##
Resumo
Contexto: A pandemia do coronavírus (SARS-CoV-2) trouxe grande impacto nas atividades escolares em 2020 e 2021, principalmente no tocante ao pleno desenvolvimento das atividades pedagógicas e da participação e aprendizagem dos alunos (INEP, 2021). Frente às suspensões de atividades impostas na pandemia, o INEP (2021), observou que as escolas buscaram estratégias pedagógicas para amenizar o impacto da pandemia, como: enfrentamento à evasão escolar (76,5%), avaliação de aprendizagem do discente (70,9%), atividades de reforço (46,2%), aumento da carga horária (5,7%), reorganização curricular (72,3%) e complementação curricular com ampliação da jornada letiva (17,2%). Apesar das instituições dispõem de profissionais capacitados para desenvolver e estimular as áreas do saber por meio do ensino, não se tem garantia de aprendizado e se torna crítico frente aos bloqueios causados pela pandemia. Motivação: No contexto educacional é crucial se valer da mineração de dados (MD), tendo em vista a busca de relacionamentos sistemáticos entre variáveis presente neste documento ao associar a taxa de abandono com as demais variáveis da base, podendo ter resultados positivos ou negativos, onde se for positivo, significa que o aumento de uma variável implica no aumento da outra (diretamente proporcional) e para valores negativos indicam que o aumento de uma variável implica na diminuição de outra (inversamente proporcional). Objetivo: Identificar os fatores com maior relevância para explicar a evasão escolar no ensino médio, através das correlações (pearson, kendall e spearman) aplicada a base de dados do Inep do de 2020. Metodologia: Baseado na metodologia Cross Industry Standard Process for Data Mining (CRISP-DM) por ser utilizada para uso de grande volume de dados, em formato cíclico, composto por 6 etapas, sendo: Entendimento do negócio, entendimento dos dados, preparação dos dados, modelagem, avaliação e implementação do Modelo (CHAPMAN, 2000). Neste trabalho foram utilizadas apenas 4 etapas da CRISP-DM: entendimento do negócio (entender a importância de identificar a evasão escolar), entendimento dos dados (compreendendo a evasão escolar e seus fatores), preparação dos dados (realizar o pré-processamento) e avaliação (executar as correlações dos fatores em relação a evasão escolar). Resultados: A metodologia utilizada (baseada na CRISP-DM) fornece um norteamento aos pesquisadores educacionais em traçar estratégias de como será o caminho percorrido para se extrair conhecimento sobre os dados e suas correlações. Ao realizar as correlações (pearson, kendall e spearman) observa-se que os resultados das correlações seguem a mesma tendência em relação ao nível de relevância com a evasão escolar no ensino médio. Os resultados mais significativos foram obtidos na correlação de spearman, tendo as variáveis TP_DEPENDENCIA, que traz relação pública, privada ou rural, teve resultado superior [0,4907899] e IN_ORGAO_CONSELHO_ESCOLHAR, que trata da conselho escolar na instituição, possui o segundo melhor resultado [-0,3222104] por ter acesso facilitado a recursos na instituição e disponibilizar órgãos colegiados que atuem em harmonia com a gestão da escola (INEP, 2021). Com maior relevância, as categorias ligadas a área para atividades [-0,248742], apoio a atendimento para especiais [-0,2270906], possuir quadra de realização de esportes [-0,2047145] e localização da instituição [-0,2040819] estão liderando apresentados nos dados do INEP (2021), trazendo o interesse de discentes em instituições que dispõem de espaços para atividades e esportes, bem como, da preferência para atendimento a pessoas especiais. Em seguida, as variáveis com resultado intermediário, estão aquelas que tratam da divisão dos alunos por série [0,1521461], laboratório de ciência [-0,1187298], laboratório de informática [-0,1079557], acesso a internet [-0,1007873] e material pedagógico ao alcance dos alunos [-0,1132357]. E com menor correlação em relação a evasão escolar tem-se as seguintes variáveis: IN_MATERIAL_PED_CAMPO [0,05336736] (material pedagógico ligado às áreas rurais), IN_BIBLIOTECA [-0,004741654] (possui biblioteca), IN_MATERIAL_PED_ETNICO [-0,01443998] (material pedagógico ligado as questões raciais), IN_ORGAO_ASS_PAIS_MESTRES [-0,03039678] (reunião de pais e professores), IN_SALA_MULTIUSO [-0,03897407] (sala interativa), IN_COMUM_MEDIO_INTEGRADO [-0,04085931] (possui todas as séries do ensino médio), IN_PERIODO_SEMESTRAIS [-0,05122626] (possui divisão semestral do quadro letivo) e IN_ACESSO_INTERNET_COMPUTADOR [-0,09683874] (possui sala com computadores). Conclusão: A correlação mostra que os alunos possuem preferências que não são ligadas a qualidade do ensino, mas aos aspectos disponíveis na instituição como atrativos a sua permanência nesta, ofertando a possibilidade de envolver os discentes no processo educativo. Pensamento demonstrado no uso da correlação, justamente por buscar uma conexão, verificando se as medidas possuem relação com a outra sendo vantajoso, visto que não ocorre a perda de informações e são utilizados todos os dados da base. A permanência do discente pressupõe que exista ali quesitos básicos que atendam a exigência deste que vão além da sala de aula. Portanto, existe a necessidade de entender os fatores e possibilitar a construção de estratégias que visem diminuir a evasão escolar, que estimule a permanência dos estudantes no ensino médio.
Downloads
Não há dados estatísticos.
##plugins.themes.bootstrap3.article.details##
Seção
Engenharia da Computação e Sistemas