AVALIAÇÃO DA INFLUÊNCIA DOS PARÂMETROS DE IMPRESSÃO 3D NA RESISTÊNCIA MECÂNICA DAS PEÇAS MANUFATURADAS
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Resumo
A necessidade de reduzir o custo de fabricação levou a uma maior demanda por aumento da produtividade da manufatura (KISHAWY, 2004). Embora os produtos à base de FDM sejam usados em vários campos, as propriedades mecânicas de tais produtos ainda tendem a ser mais fracas do que as dos produtos fabricados através de processos de fabricação convencional (GUNAY,2004). Atualmente muitas empresas de engenharia utilizam da prototipagem rápida por ser algo de fácil manuseio, eficiente, além de também entregar uma melhor qualidade e diminuir problemas que poderiam surgir com peças de uma geometria mais complexa. Tendo em vista a grande utilização da prototipagem rápida através da FDM (Fused Deposition Modelling) para materiais termoplásticos, este projeto busca mensurar o quanto cada parâmetro e configuração de temperatura de impressão irá influenciar na resistência à tração do material impresso. Afim de estudar essa influência da temperatura na resistência à tração foi utilizado no presente artigo o software inventor 3D para a modelagem dos corpos de prova em PLA (Biopolímero ácido poliláctio) seguindo a norma ASTM D638, assim como também foram impressos nas dependências da Universidade de pernambuco-POLI 80 corpos de prova (fins estatísticos) variando as temperaturas de mesa e de extrusora da impressora conforme as especificações do fabricante, também foram realizados na Universidade Federal de Pernambuco no INTM (Instituto Nacional de Tecnologia em União e Revestimento de Materiais) os ensaios de tração conforme a norma ASTM D638. Os corpos de prova impressos apresentaram uma boa qualidade em todas as temperaturas estabelecidas para o projeto, porém em alguns casos com as temperaturas mais baixas os corpos apresentaram uma certa falha na impressão, sendo necessário reiniciar o processo para obter uma melhor qualidade. Para os ensaios realizados, foi possível observar que não apresentaram grande discrepância nas médias de tensões máximas suportadas, sendo a faixa obtida de 39,47 - 51,60 MPA. Portanto, até o presente momento pode-se dizer que a temperatura não possui uma grande influência na resistência à tração dos corpos de prova.
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Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia