Projeto de estrutura metálica de veículo elétrico destinado a catadores de resíduos sólidos recicláveis
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Resumo
De acordo com dados estatísticos disponibilizados pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais – ABRELPE (2022), o Brasil atingiu a marca de 81,8 milhões de toneladas de resíduos sólidos urbanos (RSU) gerados no ano de 2022, e 39% desses resíduos tiveram sua disposição final feita de forma inadequada, ou seja, foram encaminhadas diretamente a lixões e aterros controlados. Acarretando, assim, em impactos ambientais, sociais, problemas de saúde pública e desperdício de recursos que poderiam ser reaproveitados. A Lei 12.305 (BRASIL, 2010), conhecida como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), estabelece diretrizes para a gestão dos resíduos sólidos no Brasil, com o objetivo de promover a redução, a reutilização, a reciclagem e a destinação adequada do RSU. Também em suas diretrizes é priorizado, incentivado e reconhecida a importância da integração dos catadores de resíduos sólidos recicláveis nos sistemas de coleta seletiva e logística reversa nos municípios brasileiros, tendo em vista que eles são os principais responsáveis por permitir que materiais recicláveis descartados em lixeiras, ruas, lixões, residências e empresas sejam transformados novamente em matéria-prima e/ou recursos industriais (ANCAT, 2022). Apesar do seu papel fundamental, o trabalho dos catadores é bastante precarizado. “Para exercer a atividade, muitas vezes esses trabalhadores transportam até toneladas de materiais para a reciclagem em carroças, charretes e carrinhos.” (Costaldello & Rosa, 2019), levando em conta o crescente desenvolvimento de legislações que proíbem o uso de animais como meios de propulsão veicular, a movimentação desses veículos fica limitada à tração do próprio catador. Resultando na redução da eficiência do seu exercício profissional e em severos problemas de saúde. Diante dessa problemática, se faz necessária a adoção de tecnologias sociais que garantam melhorias de qualidade de vida e do exercício do trabalho desses profissionais (Ribeiro et al., 2022). É seguindo esse raciocínio que o presente estudo se propõe a projetar uma estrutura metálica de um veículo elétrico para catadores de resíduos sólidos recicláveis, visando, especificamente, a satisfação de suas demandas de capacidade de carga, a viabilidade construtiva e custos acessíveis. Os procedimentos metodológicos adotados envolveram pesquisas bibliográficas relacionadas ao trabalho de catadores, dimensionamento de estruturas e pesquisas documentais de regulamentações de trânsito (aplicáveis ao veículo em questão), de associações de catadores, de organizações que atuam no manejo de resíduos sólidos e de fabricantes de materiais de construção mecânica. Além de conduzir encontros com representantes de cooperativas de catadores, para compreender suas visões, necessidades e expectativas. Também se utilizou de métodos computacionais para criação de um modelo 3D da estrutura, para simular sua resistência mecânica e para analisar os custos de fabricação. Como resultado foi elaborado um projeto estrutural mecânico que suporta até 1000 kg de resíduos, se utilizando de materiais de fácil aquisição como chapas, telas e tubos metálicos de seção retangular e requisitando processos de fabricação básicos como soldagem, corte e furação. No entanto, o custo total da estrutura se mostrou elevado frente as condições socioeconômicas dos profissionais de coleta, ainda mais se for levado em conta que o custo total do veículo também abrangerá os outros sistemas veiculares como o propulsor, de direcionamento, de frenagem e de transmissão. Portanto, concluiu-se que, para que este projeto alcance seu objetivo, é imprescindível a participação de outras instituições e entidades interessadas em financiar essa iniciativa de cunho tecnológico e social.
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Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia