Desenvolvimento e fabricação de um protótipo de tacômetro magnético utilizando Arduíno.

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Luís Henrique Medeiros
Rogério Pontes Araújo

Resumo

O Projeto BAJA SAE (Society of Automotive Engineers) é um desafio lançado aos estudantes de engenharia que oferece a chance de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula, pois possibilita uma relação entre os futuros engenheiros com profissionais da área. Ao participar do Projeto Baja SAE, o aluno se envolve com um caso real de desenvolvimento de projeto, desde a concepção, projeto detalhado, até a construção de um pequeno veículo para uso fora de estrada, respeitando as normas da SAE Brasil para competições entre os veículos do tipo Mini Baja (SHIGLEY, 2005; ASMAR, 2010). O objetivo do trabalho desenvolvido foi aumentar a abrangência na análise dos diferentes efeitos que ocorrem no motor (Briggs & Stratton OHV Intek Model 20 (série20)), através da fabricação de um tacômetro magnético configurado com Arduíno Uno. Tendo em vista uma análise de falha dos resultados alcançados nas provas dinâmicas na última competição nacional (Baja SAE Brasil, 2022), foi observado que um dos déficits do projeto é a ausência de informações referentes ao motor. O desenvolvimento do trabalho se deu através do estudo e análise de diferentes formas de obter informações em tempo real do motor, como sua velocidade e rotações por minuto (rpm), permitindo melhores regulagens, maior precisão no amaciamento do motor, e controle da velocidade mínima e máxima, obtendo  assim um melhor desempenho e eficiência nas provas dinâmicas. Até o presente momento, o projeto teórico e modelo representativo estão finalizados, dando início a fabricação e validação do protótipo desejado. Sendo assim, pretende-se que o projeto esteja concluído e validado até  a 29º competição Baja SAE Brasil – Etapa Nacional, que ocorrerá em março de 2024. O resultado  esperado é que, com esse protótipo , seja possível coletar os dados necessários para atingir o objetivo de uma velocidade final de 52 Km/h em 100 m, e que seja capaz de alcançar 30 metros em 4,3 segundos.

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Seção
Engenharia Mecânica/Controle e Automação e Tecnologia da Energia