Integração Do Ensino, Extensão e Pesquisa para a Promoção de Valores e Práticas de Educação para a Sustentabilidade
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Resumo
“O Brasil é um dos países com as maiores audiências de redes sociais da América Latina, registrando 165,46 milhões de usuários cada no ano de 2022” (BIANCHI, 2023). Portanto as mídias socias possuem um grande potencial em engajar e conscientizar pessoas, segundo Santos (2022) o fenômeno das redes sociais e do engajamento caminham junto, uma vez que se retroalimentam, e ambas muita influência exercem sobre os discentes. Visando engajar e estimular a extensão universitária como prática acadêmica em articulação com o ensino e a pesquisa principalmente por meio de mídias sociais o programa “Integração Do Ensino, Extensão e Pesquisa para a Promoção de Valores e Práticas de Educação para a Sustentabilidade com Foco na Gestão de Resíduos Sólidos - Dess@Poli” foi aprovado com bolsa pelo Edital PROEC 03/2023. O trabalho desenvolvido ao longo do projeto buscou a produção audiovisual de caráter educativo no meio digital das ações do grupo de pesquisa, ensino e extensão Desenvolvimento Seguro e Sustentável (DESS), através do registro das ações realizadas, dos designs e produções desenvolvidas, além do desenvolvimento do discente extensionista por meio de práticas de ensino e pesquisa. O principal meio de divulgação utilizado foi o Instagram, pois como afirma Figueiredo (2021) os principais pontos positivos elencados sobre o Instagram são: a velocidade de acesso, o grande público atingido, a interação entre os usuários e a democratização do conhecimento. As ações realizadas para com essa mídia social foram: dar continuidade aos registros das atividades, criação de posts informativos e análise de acessos dos mesmos. Foram feitas modificações no site do DESS visando a User Experience (UX), User Interface (UI), transparecer as informações sobre os participantes e projetos do programa, e as publicações/ produções feitas ao longo dos anos. Também houve a participação do discente extensionista nas aulas de Tópicos Avançados de Sustentabilidade (TAS) e acompanhei a preparação da prestação de contas e do relatório final de 2022. Por fim, foi possível observar que há um maior engajamento do público quando os matérias elaborados são mais espontâneos e humanos, onde as produções audiovisuais que têm a presença de uma ou mais pessoas tem um maior potencial de serem divulgadas e acessadas.
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Seção
Engenharia Elétrica (Eletrônica/Eletrotécnica/Telecomunicações)